29 de outubro – Dia Nacional do Livro

feliz-dia-do-livroHoje é comemorado o Dia Nacional do Livro.

O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).

Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Os livros nos fazem viajar sem sair do lugar, usando a imaginação!!!! Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.

Você sabia que o primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga?  Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Hoje as pessoas tem acesso aos livros através de Sebos, feira de troca de livros, baixam na internet, livrarias, enfim vários meios para a cultura. Cada dia as pessoas entram nesse universo, mas ainda é pouco, por isso precisamos comemorar muito.

Meu primeiro livro foi do Monteiro Lobato, Sítio do PicaPau Amarelo e o seu? Comenta aqui.

2 comentário em “29 de outubro – Dia Nacional do Livro

  1. Olá Adriana, viajei no tempo… O primeiro livro que eu li foi O Mistério do Cinco Estrelas escrito por Marcos Rey. Acredito que, através dele, percebi o quanto sou fascinada por “mistérios”! (risos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *