A cidade e as serras – Eça de Queirós

A cidade e as serras no Comenta Livros

Já li uns livros o Eça, e esse especialmente,  me cobravam muito um comentário principalmente a importância dele num vestibular.

Agora, eu não detectei nada de importante nesse livro. Primeiro porque não é um romance, sim, Jacinto se casa com Joaninha e tem filhos, mas sem grandes emoções. Além disso vimos a transformação de uma pessoa que tinha dinheiro e vivia na cidade grande de forma infeliz e ao chegar na área rural começou a dar importância na vida e virou uma pessoa feliz e realizada.

Até aí isso é fácil de entender mas até chegar a essa conclusão o livro é chatinho demais. Tudo é narrado através do seu amigo Zé Fernandes, com poucos diálogos e muita informação daquela época.

A edição que baixei tinham várias informações sobre essa e outras obras do autor e as 224 páginas de uma história sem graça. Sério, se eu estivesse lendo para o vestibular estaria maluca, com muita raiva de perder tempo lendo ele, ao invés de me preparar para as outras matérias.

Desculpem aqueles que acham o livro algo sensacional, mas esse  não me tocou. Não via a hora de acabar e nem me surpreendi no final que não foi tão bom assim.

Enfim, valeu a pena para entender melhor um autor de altos e baixos, um livro publicado após a sua morte que foi em 1901 e que fez tanto sucesso.

Quem já leu me diga o que achou e falem o que é abordado no vestibular até mesmo para os vestibulandos futuros.

O preço do livro é muito bom para digital e nos Sebos facilmente encontrado por um preço excelente.

Espero que tenham gostado.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *