Caim e Abel – Jeffrey Archer

Uma estória de tirar o fôlego.

Caim e Abel no Comenta Livros

Quando minha amiga me emprestou esse livro, sem capa, velhinho, imaginei que fosse aquela história bíblica. Mas me enganei redondamente.

Que livro sensacional, quanta mensagem embutida em tantos atos e ações dos personagens principais : Kane e Abel, nada mais traduzido para Caim e Abel.

Não conhecia esse escritor e através de uma pesquisa verifiquei que em sua vida de Barão, foi também membro do Parlamento Britânico, deputado, escreveu vários livros, ganhou prêmios, foi preso, entre tantos envolvimentos políticos. Uma pessoa culta e interessante de me aprofundar em seus livros.

Pelo que verifiquei esse livro não está disponível em qualquer lugar para compra, é bem difícil, portanto quem tem guarde bem.

Ele teve mais de 10 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Caim e Abel é considerado um dos melhores títulos de ficção dos últimos tempos, figurando ao lado de clássicos como Os pilares da Terra, Xógum e O físico.

Iniciamos nas vidas de William Kane e Abel Rosnovski, dois empresários de sucesso, rivais desde a primeira troca de olhar.

Kane é filho de um banqueiro muito rico, com o mundo a seus pés, estudando nas melhores escolas e lógico com oportunidades de ouro para subir na vida. Era o substituto de seu pai nos  negócios. Um personagem forte, duro, inteligente, articulador, empreendedor e realmente focado nos resultados e antenado nas novas tendências do mercado financeiro.

Abel nasceu numa floresta em Slonim, na Polônia. Sua mãe morreu no parto e ele foi adotado por uma família pobre e criado junto com outros seis irmãos.

Sobrevivendo às dificuldades da infância, foi morar com um Barão a fim de ajudar o  seu filho e então acontece o horror da Primeira Guerra Mundial. Vimos seu sofrimento nos campos de concentração, a perda da sua família, a miséria, a degradação humana através de Hitler. Realmente um dos tantos pontos fortes do livro.

Mesmo assim, consegue fugir com a ajuda de um médico e imigra para os Estados Unidos, onde acaba se tornando proprietário de uma rede de hotéis.  Lógico que até chegar a isso, passa por várias dificuldades, desconfianças, mas como era extremamente inteligente, mostrou a capacidade para o mundo dos negócios.

Enquanto isso, o escritor fala das vidas de Kane e Abel, desde sua adolescência até a vida adulta. Ambos se casam, viram pai, isso tudo ao longo dos 65 anos de vida.

Vitórias, fracassos, muito dinheiro e o ódio mortal de ambos, fazem essa trama ser uma das melhores já lidas por mim.

Como estava com uma versão antiga, a mesma contem 517 páginas onde o final me surpreendeu e mostrou que a vida nos coloca em caminhos e nos faz escolher o que é melhor para todos nós.

O final é fascinante, nem posso contar muito porque senão acabo falando, mas posso adiantar que teve um bom drama e muita tristeza.

Bem escrito, nos deixa uma lição muito forte para não julgarmos as pessoas e a ajuda vem da onde menos esperamos.

Com uma trama extremamente bem construída, Caim e Abel apresenta um panorama histórico das transformações da sociedade, dos costumes e da política no século XX.

Se tiverem oportunidade leiam, se já leram, me diga o que acharam, que lição ficou para vocês, curtam o blog e o comentário.

Espero vocês.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *