Essencialismo – Greg McKeown

Essencialismo no comenta livrosO blog tem recebido várias sugestões de livros e a medida do possível tento atender todos os pedidos. Não é fácil, porque como sou ansiosa queria ler tudo ao mesmo tempo e ainda ter o dom de comentar bem a todos.

Esse foi mais uma indicação da minha fofa vizinha Valéria que leu o livro, gostou e sugeriu a leitura.

Greg escreve, dá aulas e palestras sobre o assunto, inclusive com grandes empresários das maiores empresas do mundo. Ganhou prêmios e espalha essa semente a todos que queiram pelo menos ler ou ouvir sobre sua experiência.

Você sabe o que é essencialismo? Eu não fazia ideia e fiquei fascinada com o que esse autor coloca nas páginas de uma forma simples, com exemplos fáceis de entender e de assimilarmos em nossas vidas.

Segundo Greg “a proposta de valor básica do essencialismo : só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima aquilo que realmente importa.”  Fascinante, porque é apura verdade.

As pessoas não estão preparadas para ouvir o NÂO, então você não pratica isso, mas no livro, percebemos o quanto felizes podemos ser com essa simples palavra e a partir daí as pessoas passam a nos respeitar.

“O caminho do essencialista é buscar de forma incansável o menos porém melhor.” Menos com qualidade e não com quantidade. Nosso mundo moderno, corporativo, jamais aceita isso. Somos cobrados por metas, por sermos melhores, profissionais extremos, mas adianta tudo isso se não somos felizes e não fazemos da forma certa?.

Greg deixa no ar vários questionamentos para pensarmos como esse :” Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós”. Conheço várias pessoas que nem sabe o que quer dizer prioridade. Existem várias prioridades? Não né? A própria palavra já é clara, mas vai falar isso para o seu chefe? Demissão na certa ou cantinho da disciplina.

Cada capítulo é uma surpresa e um ensinamento que me fez repensar realmente nas minhas tarefas, mas fiquei com uma certeza: meu marido vem em primeiro lugar antes de tudo. Um ponto para mim.

“Os essencialistas não diluem o esforço se perdendo com distrações. Sabem que a execução é fácil quando se trabalha com afinco e difícil quando se trabalha sem dedicação.”

Gostei muito do capítulo : Essência,  e um ponto “negativo” é que quase no final ficou um pouco cansativo, parecia que ele repetia tudo o que vinha falando no inicio e meio do livro. Mas vale a pena ler.

Depois dessas 265 páginas de magnetismo e realidade deixo a pergunta: o que é essencial?” Pense você também sobre isso e me conte o que achou do livro, desse pensamento.

A capa eu adorei porque relata bem o que é o essencialismo e só depois de ler você vai entender o que quero dizer.

Preço bom para livro físico e melhor ainda para digital.

Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *