Grafologia: Guia prático – Ana Cecília Amado Sette

Vamos aprender um pouco?

 

Grafologia no Comenta Livros

Já disse para vocês que minha carreira é toda em Recursos Humanos e apesar de não estar tão ativa agora, resolvi me reciclar.

Então, me deparei com esse livro que gostei bastante, porque ele nos dá uma introdução muito boa da grafologia. Lógico você não sairá esperto analisando a caligrafia das pessoas, mas para quem já tem conhecimento, refresca e atualiza os procedimentos.

Escrever é um ato inconsciente e a “escrita é o espelho do nosso interior, caráter, individualidade, atitudes entre outros.” A escrita se modifica com o tempo e as circunstâncias.

A grafologia é um instrumento de avaliação expressiva que interpreta o caráter, a personalidade ou a índole de uma pessoa pela representação gráfica de sua letra ou o traçado de sua escrita. Nunca você deve se prender ao detalhe, deve investigar, pois a grafologia só se aprende praticando.

Nas empresas auxilia muito o  processo seletivo pois consiste em analisar a letra de quem escreve. A letra (grafia) é diferente entre cada ser humano, nem gêmeos possuem a mesma grafia.

Por exemplo a letra de um vendedor deve der grande, ampla, bem organizada no papel, arredondada, com inicias amplas. A grafia de um profissional da área financeira deve ser pequena, simplificada, bem estruturada, rápida, com a assinatura igual ao texto, etc.

O grafólogo será objetivo, ético em todas as análises.Não deve mencionar as características pessoais que não estiverem diretamente ligadas com as funções definidas pelo empregador. Ele não pode se influenciar, nas suas conclusões, por preferências por qualquer outra pessoa ou entidade.

A Sobrag (Sociedade Brasileira de Grafologia) fará o possível, dentro das leis vigentes, para que o Código de Ética seja praticado pelos seus associados que realizam os trabalhos de um grafólogo.

No livro vemos a simbologia do espaço gráfico e as zonas (superior, inferior, média, inicial, final). Nos fala também das margens e seus espaços, as grafias positivas e negativas, estudo dos gêneros da grafia, espaços entre linhas e palavras, a forma das letras, forma caligráfica e forma tipográfica ou letra de forma.

Está bem recheado de informações, exemplos e com muita objetividade.

Aqui tentei mostrar um pouco do conteúdo, mas leia o livro e veja quanta coisa interessante tem. Realmente como dizem “o corpo fala” e se não estamos bem e temos que escrever, a nossa letra nos dirá a característica da nossa personalidade.

Interessante, muito bom, adorei reciclar e melhorar minha percepção sobre a escrita, que está cada vez mais difícil com esse mundo da tecnologia.

Espero que tenham gostado do comentário, não deixem de dizer o que acharam.

Tem 152 páginas com preço muito bom para livro digital. A capa representa bem o conteúdo do livro.

Boa leitura e aprendizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *