Literatura russa : você conhece ou já leu algum livro?

 

Chegada a tão sonhada Copa do Mundo na Rússia, resolvi verificar a literatura desse país, pois na televisão não vi em nenhum programa algo similar. Guerra e Paz no Comenta Livros

Então pesquisei no nosso tão legal Google e descobri algo bem interessante que quero dividir com vocês.

 

As obras produzidas por escritores russos podem ser colocadas entre as mais influentes e importantes do mundo. Ela é dividida em várias eras, onde apareceram grandes mestres como : Mikhail Lérmontov, Anton Tchekhov, Lev Tolstoi, Fiodor Dostoievski, Alexander Pushkin, entre outros.

Grandes obras famosas são :” Ivan – o Imbecil”“Crime e Castigo (1866)”“Anna Kariênina” e”Guerra e Paz”.

Pais e filhos no Comenta Livros

“Crime e Castigo” comecei a ler, mas achei uma leitura tão difícil que não terminei e ainda troquei o livro por outro. Agora vi a besteira que fiz, pois quando li, talvez o momento não fosse propício.

” Guerra e Paz” é sugestão de uma amiga, pois seu filho de 8 anos já leu e amou e segundo ela é citado nos desenhos do Snoopy. Sério, nunca prestei atenção nisso, mas é um livro importado e caro, mas assim que puder compro para comentar aqui.

Crime e Castigo no Comenta Livros

Considera-se como fundador da literatura da Rússia o autor Alexander Pushkin. Porém, somente durante o século XIX é que os escritores russos conseguem alcançar posição de destaque em escala mundial, época dos grandes Leo Tolstoi e Dostoievski.

Quando a União Soviética se forma os livros passam por censura do poder comunista onde vários escritores são exilados ou forçados a trabalhar em Gulag, um sistema de trabalho forçado.

As eras em que a literatura russa se divide são: Era Antiga, Era pré-Dourada, Era Dourada, Era da Prata, Era Soviética e Era Pós-Soviética.

Na Era Pós-Soviética, mesmo com o fim da censura, a literatura da Rússia entrou em declínio. Destes anos, destacam-se apenas dois autores: Vladimi Sorokin e Victor Pelevin.

Anna Karienina no Comenta livros

Muita história não é? Mas,  foi um pouquinho do que aconteceu e não satisfeita busquei num artigo do site www.revistabula.com os 15 principais autores russo para ler.  Fica a dica, caso alguém queira ler e se já leu me diga o que achou.

Eugênio Oneguin (1832), Aleksandr Púchkin / Almas Mortas (1842), Nikolai Gógol / Oblómov (1859), Ivan Gontcharóv / Pais e Filhos (1862), Ivan Turguêniev / Crime e Castigo (1866), Fiódor Dostoiévski / Guerra e Paz (1867), Lev Tolstói / Anna Kariênina (1877), Lev Tolstói / Os Irmãos Karamázov, (1880) Fiódor Dostoiévski / A Dama do Cachorrinho e Outros Contos (1899), Anton Tchekhov / O Exército de Cavalaria (1926), Isaac Bábel / Doutor Jivago (1957), Boris Pasternak / Antologia Poética (1962), Anna Akhmátova / O Mestre e Margarida (1967), Mikhail Bulgákov / Os Contos de Kolimá (1970-1976), Varlan Chalámov / O Arquipélago Gulag (1973), Alexander Soljenitsin.

Os irmãos Karamazov no Comenta Livros

Espero que tenham gostado dessa pequena viagem ao mundo da literatura russa.

Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *