Manual dos jovens estressados – Augusto Cury

Uma aula de inteligência com o mestre!

Augusto Cury no Comenta Livros

Um livro de um autor campeão de vendas em todo o mundo, mas principalmente com uma bagagem intelectual e cultural atraentes, onde resolveu nesse livro, mostrar um pouco as idealizações dos nossos jovens cada vez mais estressados e cobrados no mundo globalizado.

Nesse livro com as ferramentas psicológicas, pedagógicas, Dr. Cury mostra aos pais e aos jovens que dá para ganhar o mundo não apenas com dinheiro, mas com inteligência e sabedoria.

Tem um professor que também narra fatos que é o “I Estresse” que achei meio bobo em algumas situações, mas de repente os jovens se identificam, então quem sou eu para comentar algo diferente não é?

Os exemplos são reais com soluções básicas onde voltamos na nossa adolescência e quanta coisa identificamos, mas dependendo da época nossos pais não tinham o conhecimento necessário para nos ajudar, então crescemos e vivemos de uma forma completamente voltada para a ansiedade, competição, saudáveis em alguns momentos, mas desnecessárias em outras.

Destaquei algumas passagens para ilustrar a quantidade de sabedoria que pode ajudar qualquer pessoa em qualquer idade.

Em certo momento, Dr. Cury nos fala sobre a quantidade de informações que nosso cérebro tem no decorrer da vida e como é necessário a organização.

 Do mesmo modo, para construir novos conhecimentos, é preciso ser um engenheiro de ideias. O excesso de informações e de atividades, pode além de dificultar a construção do conhecimento, estressar o cérebro.

Em alguns momentos Dr. Cury nos fala que os jovens de hoje não tem resiliência que é a capacidade de suportar dificuldades, contrariedades, mas trabalhar as perdas e frustrações. Tudo é muito fácil, tem a internet. Então ele fala que a Escola ou Academia de Inteligência ajudaria muito. Veja o comentário dele:

Numa academia de ginástica você malha seu corpo, para fortalecer sua musculatura: numa academia de Inteligência você educa sua emoção e exercita sua mente para fortalecer sua capacidade intelectual. Seja “IN”, seja inteligente, seja autor da sua história. Caso contrário, será uma eterna criança!.

Crianças com 20, 30, 40 anos que saberão Matemática, Física, Química, Biologia e terão competências técnicas, mas não saberão proteger sua emoção, expor, e não impor suas ideias, filtrar seu estresse.

Num outro momento é muito informado com exemplos sobre os erros que no decorrer da vida temos. Isso faz parte, afinal é errando que se aprende. Veja só o que ele diz:

 O fundamental não é quebrar a cara, mas o que fazer com o acidente. Os frágeis o lamentam, os fortes começam tudo de novo.

Quando nos formamos será que estamos preparados para o que a vida profissional nos espera?

Saímos com diploma nas mãos, mas despreparados para enfrentar a vida.

Sempre com histórias reais, Dr. Cury debate a forma de estudar dos jovens e como seria fácil para seu cérebro trabalhar com informações disponíveis em tempo real e não aquelas que guardamos depois que estudamos e não lembramos mais. Quando estuda-se para a prova se você já vem estudando todo dia a matéria, fica fácil, não acumula.

Então ele cita:

Aula dada/aula estudada melhora a eficiência intelectual e gasta menos energia cerebral.

Enfim, são 176 páginas com uma capa normal. Tudo muito inteligente com dicas, sugestões e relatos importantes para o desenvolvimento do jovem. Vale muito a pena ler ou dê para seu filho, tenho certeza que vai adorar.

Se leram o livro me digam o que acharam, curtam o comentário, o blog, ficarei  muito feliz.

O verdadeiro sucesso não começa com o tanto de dinheiro que temos no banco, mas com o tanto de inteligência que desenvolvemos no cérebro. Augusto Cury.

Espero que tenham gostado.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *