O colecionador – John Fowles

O Colecionador no Comenta Livros

Comprei esse livro no Sebo pois o preço estava bem mais acessível que o normal vendido nas livrarias e infelizmente não há em livro digital.

Peguei um que a capa é diferente da original, mas tão intrigante quanto a que circula hoje.

São 256 páginas onde acompanhamos o amor louco e psicopata de Frederick que acompanha todos os dias a vida de sua amada Miranda. Mas Miranda não sabe da sua existência.

Miranda é uma moça que adora artes, estuda para ser uma pintora famosa, chata em alguns momentos do livro, com uma personalidade forte e bela.

Após ganhar um prêmio na loteria, compra uma casa num local afastado, pois a sociedade o esnobava  e assim preferia viver sua solidão e nutrir o amor  por Miranda.

Nessas horas, alimentava ideias de ficar sozinho com ela, a fim de fazê-la se apaixonar por ele.

Então, num plano mirabolante, sequestra Miranda, coloca num porão e fica dias intermináveis a viver da sua companhia.  Um doente, lógico.

Miranda deseja a todo custo fugir, não quer saber dele, mas acaba vivendo uma “amizade” para que um dia conseguisse sair dali e viver sua vida.

Nessa parte do livro, acompanhamos mudança de humor, personalidade de ambos os personagens e isso tornou o livro um pouco cansativo. Não foi algo que li enlouquecidamente, pelo contrário, parava em vários momentos.

O assunto é forte, como foi descrito era muito real, o sofrimento de Miranda e para mim o divertimento de Frederick me davam nojo.

O que percebi é que a obsessão é doentia, o desprezo gera sentimentos fúteis e perigosos numa pessoa, mas a petulância de Miranda só faz o sequestrador querer cada dia mais o seu amor, a sua companhia.

E assim seguem as páginas do livro até que chegamos a um final que não era o que esperava, mas foi digno de aplausos e tristeza também. O personagem não mudou depois de um fato marcante, sua vida continuaria da mesma forma. Não vou contar mais nada.

Recomendo muito o livro, bem escrito, com um enredo que tem começo, meio e fim, mas que infelizmente me transmitiu a ideia que estava presa a Frederick e seu mundo louco, com devaneios, dinheiro e uma pedra de gelo em seu coração.

Espero que gostem do livro, comentem aqui o que acharam, compartilhem, curtam e não esqueça de me seguir nas redes sociais. Ficarei esperando por vocês.

Esse livro está disponível na Dark Books. Passem lá e vejam quanta coisa legal tem.

Vou deixar o link aqui.

Dark Side Books

Boa leitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *