O mistério da Virgem de Guadalupe – J.J. Benítez

O mistério da Virgem de Guadalupe de J. J. Benitez no Comenta Livros

Mais um título que comento do autor do qual sou fã que me instigou logo de cara.

Como católica, sempre tive curiosidade de saber como apareceu essa santa no México e como ela, assim como N.S. Aparecida, tem tantos fiéis.

O autor narra sua investigação sobre a aparição para um índio, chamado  Juan Diego, numa montanha e como ela pediu e depois convenceu o arcebispo a acreditar sobre a sua aparição.

O conteúdo tem fotos, entrevistas com grandes cientistas, especialistas no assunto que dizem que há um mistério em seu aparecimento e desde então os milagres operados por ela.

Em certo momento, fica cansativo pois contém muitas notas de rodapé e algumas explicações técnicas, principalmente sobre o infravermelho, uma vez que foi visto nas córneas da Santa, a imagem de um homem barbudo.

Como não entendi nada da história técnica do infravermelho as longas páginas ficaram repetitivas, mas para quem gosta de fotografia e quer descobrir a fundo e saber mais, é uma experiência brilhante.

J.J foi até o México para descobrir tudo e escrever o veredito final : foi  milagre ou não tudo que aconteceu? A imagem nos olhos da Santa é real? A forma de aparição é comprovada cientificamente?

Mesmo com algumas contestações do autor, fico com a sensação de que realmente nada aconteceu por acaso e essa Santa, sim, fez milagres. Mas queria entender o porquê a imagem do homem em seus olhos. Isso para mim só pode ser sobrenatural, mesmo com relatórios da ciência, tentando convencer do contrário.

Um ponto muito interessante no livro é sobre a escolha do nome da Virgem. Isso é de um apelo religioso,  mas muito criativo, entendemos como o Universo conspirou a favor de tudo isso.

O que ficou claro para mim foi a tentativa em alguns momentos do autor em deixar claro que nada era verdade, simplesmente por ele não acreditar. Mesmo no final do livro, sua emoção aflorando numa determinada situação,  para ele foi apenas uma investigação com algumas informações e pontos a esclarecer até os dias de hoje.

 

basílica

A festa que acontece no México em 12 de dezembro, na sua própria basílica (imagem ao lado) e reúne milhares de fiéis e turistas, que vão até lá para pagarem suas promessas e sentir a presença da Santa.

 

Um livro bem interessante, bem escrito, com 421 páginas de pura religião, sem fanatismo, mas com a característica da Igreja de manipular alguns fatos a seu favor. Isso realmente não muda.

Se você é curioso, religioso leia e me diga o que achou.

Já visitou a Basílica? Eu quero um dia fazer uma visita e sentir toda a energia que deve ter nesse ligar, assim como o Santuário de N. S. Aparecida.

O preço para livro digital está excelente, e bem acessível a livro físico.

Espero que tenham gostado e curtam o comentário e sigam o blog.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *