O segredo do Chanel nº 5 ( A história íntima do perfume mais famoso do mundo) – Tilar J. Mazzeo

Chanel aqui no Comenta Livros

Sempre fui apaixonada por perfumes importados e esse não é diferente, mas seu preço está bem acima das minhas perspectivas.

Então vamos ler o livro e descobrir o que falam do “Monstro”, apelido dado para o perfume mais misterioso e cheio de história de todos os tempos.

Não imaginava que houvessem tantas coisas envolvendo Coco Chanel e a criação, desse, que foi e é ainda o maior perfume até hoje, envolvido em tantas polêmicas, acompanhando guerras, Hitler, Marilyn Monroe e tantas coisas vividas até agora.

A autora soube minuciosamente nos explicar de acordo com seus estudos a vida de Coco desde a infância até a sua morte e como construiu seu império da moda e dos perfumes, tendo um carinho especial pelo número 5.

Saberemos o porquê do número, tudo que está por trás de tantos processos judiciais, sua criação, seus segredos. Nossa não larguei um minuto o livro!

Para aqueles que gostam de saber sobre fragrâncias, suas criações, os grandes perfumistas, esse é o livro certo.

Acompanhamos tudo na cidade de Paris e tempo depois na Suíça e vimos uma Coco bem diferente do que imaginava, lutando por aquilo que acreditava depois de ter sido abandonada por seu pai num orfanato.

Vimos seus amores chegando e se destruindo e as suas emoções em altos e baixos, mas sempre focando na sua grande criação.

Não imaginava que a palavra perfume significasse “ através da fumaça”. Essa parte do livro ela fala sobre as ofertas no tempo de Afrodite em Chipre, bem interessante.

Separei alguns trechos do livro para vocês correrem e comprarem para entrar nesse mundo fascinante do perfume:

Talvez as sacerdotisas queimassem a fragrância nos templos perfumados de Afrodite com tanto desprendimento porque se acreditava que seu vapores tinham um intenso poder inebriante – e de provocar excitação sexual.

Coco admirava e queria para seu perfume,  combinações perfeitas e que a representassem :

O cheiro de algo ao mesmo tempo limpo e sensual : essa era a combinação que Coco admirava.

Sei que teve um filme dela, mas não assisti, quem viu me fala o que achou.

Enfim, 304 páginas com uma capa que me aguçou a querer o perfume e com uma história fantástica daquela, que foi para o seu tempo, a partir da década de 20, uma revolucionária no mundo dos negócios, criou a maior fragrância de todos os tempos, enfrentou batalhas e morreu feliz, sendo uma das mulheres mais respeitadas, ricas e inteligentes de todos os tempos.

Leiam e se perfumem e me digam se não valeu a pena cada página, cada gota dessa essência, cada angústia que ela passou para nos deixar algo sensacional.

O preço do livro digital e físico valem muito a pena cada cheiro no ar.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *