Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Um livro de época.

Jane Austen no Comenta Livros

Primeiro livro da autora que leio, com 448 páginas e uma capa normal,  portanto não me chamou a atenção. Fizeram um filme também que assisti, mas achei cansativo, me deu sono.

Contém palavras difíceis e cansativo de ler. Alguns trechos até continham cenas engraçadas, mas em algumas parecia muito chato.

Acompanhamos o romance entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy, na Inglaterra rural do século XVIII.

Lizzy tem mais quatro irmãs, todas solteiras e sua mãe considerava isso um absurdo, pois não via a hora de ver todas casadas e ricas.  Em alguns momentos, a mãe praticamente empurrava as filhas para qualquer moço que  considerava decente, não necessariamente deveria existir amor, mas dinheiro seria bem melhor.

Então um belo dia, um rapaz lindo e rico, (Sr. Bingley), aluga uma mansão próxima a casa da Sra Bennet  que vê nisso a possibilidade de uma de suas filhas fisgar esse jovem poderoso. Ele tem um amigo que é o Sr. Darcy que o acompanha nessa nova etapa da vida.

Em um baile promovido para eles, Sr. Bingley parece gostar de Jane e a estória discorre sobre esse casal.

Em contrapartida, Sr. Darcy está no baile e é considerando um homem frio, antipático, causando a ira de Lizzy que o detesta no primeiro olhar. Eles já tinham se encontrado antes do baile e Darcy a humilhou Lizzy e nesse momento passamos a ter raiva dele.

A estória se torna um pouco engraçada nesse baile e aparecem os primeiros olhares e interesse de Darcy para Lizzy, justamente por ser uma moça diferente de todas que passaram em sua vida. Lizzy era diferente para aquela época, isso o livro retrata muito bem.

A partir daí acompanhamos o relacionamento entre eles, suas irmãs e desse modo nos aprofundamos na sociedade do final do século XVIII.

Uma trama bem escrita, com costumes, intrigas, orgulho e preconceito por todos os lados, mas que no final tudo se encaixa e todos ficam felizes e os castigos são aplicados.

Com palavras difíceis e diferentes, bem escrito, cansativo em alguns momentos, por isso não me encantou muito.

Vale a pena a leitura para conhecer tudo dessa época e por falarem tão bem dessa escritora.

Não consigo nem falar mais dele, pois realmente não me encantou.

Preço bom para livro digital e excelente para livro físico principalmente em Sebos.

Já leram? Gostaram? Me contem a impressão de vocês.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *