P*rra Sai Dessa, Cara – Alain Rocha

Alain Rocha no Comenta Livros

Calma não se espantem com o título, é isso mesmo. Esse livro foi oferecido para mim pelo escritor e a princípio imaginei que não seria bom, mas me enganei.

O livro é bom, bem escrito, com palavrões em alguns momentos, mas o escritor tentou passar para aqueles que iniciam sua carreira como mudar de rumo da melhor forma, através de suas dicas e experiência.

Como alguns sabem, tenho mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos, trabalhando com gestores, jovens aprendizes, colaboradores e o que sempre falo para eles é que o dinheiro é importante, mas a carreira é sua e ninguém mais apropriado para decidir o que é melhor seguir do que você mesmo.

Sempre deixo como dica que o importante é fazer aquilo que se gosta. Não há nada mais frustrante que acordar de manhã e detestar ir ao trabalho, então fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro? Isso sim é vida!

Mas voltando ao livro, o escritor relata em capítulos um pouco da sua trajetória profissional entre eles a “Comunicação”, o quanto é importante se comunicar para atingir sua meta, sempre com cautela, senão você fica aquele colaborador intrometido (essa é a minha dica).

Encontramos também  sobre o capítulo “Dinheiro”, o quanto é importante economizar para colher os frutos depois. Isso é verdade, as vezes a balada pode esperar um pouco.  Em especial gostei desse capítulo, porque fiz exatamente isso.

A importância de fazer bem feito seu trabalho independente se você gosta ou não, o comprometimento é uma competência tanto para projetos pessoais como profissionais. Inclusive ele cita como é importante o trabalho voluntário entre outras fontes de ganhar dinheiro.

A auto estima é citada também e principalmente alinhada com o saber ouvir que é importante para um trabalho em equipe e o feedback de forma construtiva e não negativa.

Aqui falo por experiência o quanto é importante pontuar aquilo que o colaborador faz de positivo e o negativo, cite exemplos de situações assim seu colaborador entenderá no que precisará mudar.

Outros capítulos sobre a importância dos professores, de confiar em você, motivação e um capítulo bem interessante sobre as redes sociais, vale a pena ler.

Enfim, o livro viaja por esse mundo corporativo de uma forma bem jovem, mostrando que essa nova geração tem tudo e não tem nada, porque ainda precisa aprender muitas coisas para chegar no nosso nível profissional e intelectual de uma geração que não tinha computador, redes sociais mais tinha a inteligência a e vontade de trabalhar sem necessariamente passar por cima dos outros.

“Temos uma única vida”. Uma frase no livro para reflexão. 

Tem 130 páginas de uma capa que a princípio não me cativou para ler, mas com preço acessível para livro digital e físico.

E aí preparado para mudar o rumo da sua vida profissional? Leia o livro e me diga o que achou. Precisa de dicas? Me pergunte que te ajudo.

Gostou do comentário? Então curte que ficarei muito feliz.

Espero que tenham gostado.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *