29 de outubro – Dia Nacional do Livro
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro.
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa. Isso formou o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
Da data da fundação até por volta de 1914, era necessária uma autorização prévia. A autorização era para fazer consultas aos materiais da biblioteca.
Os livros nos fazem viajar sem sair do lugar, usando a imaginação!!!! Eles podem variar no gênero dos textos apresentados. Os gêneros incluem documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia. Também pode haver disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
Você sabia que o primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga? Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos. Ele decidia liberar ou não o seu conteúdo. Isso funcionava como censura.
Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, fundou a Companhia Editora Nacional. Ele é autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo. Sua fundação trouxe grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
Hoje as pessoas tem acesso aos livros através de Sebos. Feira de troca de livros. Baixam na internet. Livrarias. Enfim, vários meios para a cultura. Cada dia as pessoas entram nesse universo, mas ainda é pouco, por isso precisamos comemorar muito.
Meu primeiro livro foi do Monteiro Lobato, Sítio do PicaPau Amarelo e o seu?
Comenta aqui.
Um grande beijo.
Adriana Mellado
Olá Adriana, viajei no tempo… O primeiro livro que eu li foi O Mistério do Cinco Estrelas escrito por Marcos Rey. Acredito que, através dele, percebi o quanto sou fascinada por “mistérios”! (risos).
Olá Marta nossa que bom, é maravilhoso né?