400 anos – infarto: a vida antes, durante e depois – Osvaldo Lopes Cavalcante
Tive contato com Osvaldo através do Painel Literário da Planeta Azul e fiquei interessada por sua história.
O Painel Literário acontece uma vez por semana onde acompanhamos assuntos voltados à literatura.
Seu primeiro livro nos conta como um homem aparentemente saudável, num belo dia, sente fortes dores no peito e logo depois (muito depois), está em uma mesa de cirurgia colocando ponte safena no coração.
Tudo isso Osvaldo conta com pitadas de depressão e humor, cada dia, cada passo, mas sempre com o apoio da família e poucos amigos. Aliás a família, um capítulo à parte é resumido através de seus irmãos vivos ou não e achei bem interessante pois foi uma homenagem a eles.
Osvaldo nos mostra como o povo brasileiro sofre quando fica doente pois depende de atendimento médico público e ainda por cima usando o transporte coletivo.
Essa é a vida da maioria das pessoas que não tem um plano de saúde e de uma hora para outra a morte bate a sua porta. O que fazer? Como ficará mulher e filhos? Serei curado? Encontrarei Deus? São perguntas frequentes entre os doentes lotados de remédios, acamados, depressivos e ainda controlando uma ansiedade para saber a data da cirurgia.
Sim, Osvaldo, viveu dias infinitamente desgastantes imaginando que o telefone tocaria com finalmente a data da sua cirurgia.
Capítulos além da doença foi sobre seu time de coração (e o meu lógico). Jogos e sofrimento para um coração tão cansado.
Muito interessante, com conteúdo real que mostra a perspectiva de dias melhores a todos os doentes, mas acima de tudo mostra Osvaldo bem, de volta a sua vida, apenas tomando cuidado com algumas coisas, mas acima de tudo agradecido a Deus, aos médicos e a sua família.
Preço bom para livro físico com 139 páginas e uma capa que mostra o monitor indicando uma doença tão visto por ele nos dias de internação.
Por isso vamos cuidar da nossa saúde além do espírito! Fica a dica.
Até o próximo comentário.