InformativosSaúdeTextos da Dri

Textos da Dri – Bendito Cacao e a leitura.

Muitos devem perguntar agora o que a Cacau Show tem a ver com os livros? E eu respondo: tem tudo a ver.

Primeiro porque amo chocolate e segundo porque achei muito interessante ao comprar uma barra de Bendito Cacao, quando abri percebi que tinha uma pequena história bem legal sobre o produto, o suficiente para ganhar a minha atenção.

Não sei se há em outras embalagens, talvez não tenha percebido, contudo esta, me chamou a atenção.  

Foi então que deduzi que poderia fazer um texto agregando com esta embalagem e, respondendo à pergunta que sempre fazem aqui no blog.  

O que fazer para adquirir o hábito da leitura?

Para responder, preciso retroceder um pouco na época da faculdade.

Meu professor de português sempre falava que até bula de remédio, por mais difícil que seja de ler, tem sua função. E sempre levei isso comigo.

Ali aprendemos além das funções da língua portuguesa o hábito de ler tudo. Cada aula ele trazia algo diferente para lermos e foi uma experiencia incrível que com o passar dos dias retornei o amor por ler e não decorar o que tinha na minha frente.

Hoje leio tudo que consigo, até cartaz de promoção de supermercado. É um sentimento mais forte que tudo!

Então, quando vi a linda embalagem que achei linda (fotos anexas) comecei a ler e vi que falava sobre um pouco da colheita e escolha do ingrediente e o amor deles pelo chocolate.

Para aqueles que não conhecem ou não tem na sua cidade o chocolate vou contar o que é citado.

O nome do local escolhido para o cultivo é a Fazenda Dedo de Deus que recebe o nome do chocolate da Reserva da Família que tem 67% de cacau.

Localizada em Linhares no Estado do Espírito Santo nas margens da Lagoa das Palminhas possui 50% do território destinado à preservação da Mata Atlântica.

Vejam que em poucos parágrafos já conseguimos algumas informações importantes de como a empresa se preocupa com o meio ambiente.

Eles citam um funcionário (com sua fotinho) que trabalha na fazenda que é o Senhor Gelson de 60 anos que veio da cidade de Pedro Canário, onde sua família está atualmente.

Através do cultivo, ele tira o sustento para a sua família onde a saudade o segue todos os dias. Está nesta função há dois anos e fala que as coisas mais importantes da vida são: Deus, saúde e as amizades.

Segundo diz, “o bom convívio é muito importante para conseguir seguir a rotina e todos se dão muito bem aqui.”

Depois com desenhos temos como o cacau sai do pé até o chocolate que é da seguinte maneira: colheita, fermentação, secagem ao sol, seleção, torrefação, moagem, conchagem e refino, temperagem e moldagem.

Como sou curiosa fui saber o que é conchagem e descobri algo interessante. Vejam:

A conchagem é uma etapa essencial no processo de produção de chocolate, que ocorre após a moagem e refinamento das amêndoas de cacau. Recebe esse nome devido ao formato original das máquinas utilizadas, que se assemelhavam a conchas.

Atualmente, as máquinas de conchagem possuem um design mais moderno, mas o processo mantém sua importância e finalidade.

A conchagem é responsável por transformar o chocolate em um produto de qualidade, conferindo-lhe uma textura suave, brilho atraente e sabor refinado.

Sua principal função é a homogeneização da massa de chocolate. Durante a moagem e o refinamento, as partículas de cacau são reduzidas a um tamanho muito pequeno, o que resulta em uma grande área de superfície exposta. Essa exposição ao ar causa a evaporação de substâncias voláteis indesejáveis, como compostos ácidos e amargos.

A conchagem permite que esses compostos sejam eliminados, promovendo a suavidade e a redução de sabores indesejáveis no chocolate.

O processo de conchagem ocorre em máquinas específicas chamadas de concheiras. Essas máquinas são equipadas com pás ou rolos giratórios que movimentam a massa de chocolate continuamente. Durante esse movimento, ocorrem diversas transformações físicas e químicas.

Após todas as etapas é dosado no molde e resfriado.

Aí teremos o delicioso Bendito Cacao 67%.

Ele é amargo com um leve toque doce na medida certa para aqueles que adoram um docinho após o almoço e a enxaqueca não permite exageros. Digo isso porque está funcionando para mim e assim, sacio a minha louca vontade de comer chocolate.

Devido a todas estas poucas, porém, objetivas informações, quis mostrar que podemos ler uma simples embalagem de chocolate e adquirirmos conhecimento sobre um produto que compramos ou presenteamos.

Aos poucos, criamos o hábito e a curiosidade de lermos algo e assim seguirmos para ler um conto curtinho, uma revista no consultório, um gibi, uma notícia na internet até chegarmos ao livro com um tema que satisfaça sua vontade e curiosidade.

Adquira o hábito de ler poucas páginas por dia, temas que você se interesse e veja quanta coisa pode aprender e expandir conhecimento e inovação nas palavras até então, desconhecidas.

Escolhi hoje para o Textos da Dri o tema do chocolate que amo e a leitura que amo mais ainda, se é que existe este termo, mas que me trouxe prazer e saciedade em pouco tempo.

 E você tem o hábito da leitura?

Gosta de chocolate?

Espero que tenha gostado do tema de hoje.

Quer sugerir um tema para o Textos da Dri? Deixe aqui nos comentários.

Tenham um ótimo dia.

Adriana Mellado

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights