religião

A Bíblia de Álef a Ômega – Rodrigo Silva

Estar próximo de Deus e sentir sua energia é algo inexplicável.

Assim é ler sobre Ele através das palavras e estudos do professor Rodrigo Silva.

Para quem não conhece Rodrigo, segue um pouco a respeito do seu belíssimo trabalho.

Rodrigo Silva é arqueólogo, teólogo, professor e apresentador.

Ele trabalha no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e é curador do Museu de

Arqueologia da Unasp.

No programa Evidências, ele mostra achados arqueológicos que teriam relação com os escritos bíblicos.

Possui mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e no YouTube no seu canal.

Ele possui também no YouTube, um canal sobre estudos da Bíblia chamado “A Bíblia Comentada.”

Vale a pena assistir e segui-lo sempre com ensinamentos da palavra sobre Jesus.

Agora que conhecemos um pouco dele, vamos saber mais sobre o livro?

A capa é maravilhosa e o conteúdo enriquecedor explicados de maneira fácil com citações e algumas fotos.

Com 352 páginas, preço muito bom para livro digital e com preço dentro de média de mercado para formato físico cheguei à conclusão, que para ler a Bíblia, sugiro que tenha este livro ao lado, pois ele auxiliará em muitas questões.

Eu não sabia que a Bíblia é um dos livros mais lidos e traduzidos do mundo.

É a voz de Deus expressa em linguagem humana.”

A dissertação explica cada pedaço dela:

…aquilo que era importante para a salvação dos homens foi maravilhosamente preservado.

Tanto a origem como a preservação do texto bíblico são fortes argumentos para a existência do Deus que inspirou essas páginas.”

Sabemos que segundo pesquisas cerca de 2,5 bilhões de cópias foram impressas e distribuídas entre 1815 e 1975. Porém, recentemente o livro Guiness de recordes publicou que esse número superaria 5 bilhões de exemplares distribuídos em 349 idiomas (algumas fontes falam em 6 bilhões).

Mas, vamos entender o que significa a palavra Bíblia.

O nome Bíblia deriva de Byblos, que é o nome de uma importante cidade portuária da região dos fenícios que hoje fica o Líbano. Foram os gregos que deram esse nome ao lugar devido à sua importância no comércio de papiro, um tipo de papel importado do Egito.

Com a diferença de apenas uma letra, Byblos virou Biblos e passou a significar “livro”. O diminutivo de livro em grego é biblion, que quer dizer livrinho, e o plural é bíblia, que quer dizer livrinhos. Foi justamente por ser uma coleção de pequenos livros que a Escritura Sagrada passou a ser chamada de Bíblia, nome este que ficou até os dias de hoje.”

Você sabia disto?

Achei bem interessante e confesso que nunca me preocupei em saber o que significava e assim, o livro discorre sobre isto e muito mais, sempre explicando e exemplificando, tornando a leitura fascinante, onde você aprende a cada página.

A Bíblia é, em síntese, um grande testemunho da existência de Deus.”

Aprofundando a leitura resolvi destacar os nomes Antigo e Novo Testamento.

O nome Antigo Testamento foi criado por Melito de Sardes em cerca de 170 d.C. para referir-se aos livros sagrados antes da vinda de Jesus Cristo a este mundo.”

“O Antigo Testamento foi escrito na região de Israel, na Babilônia (onde o povo judeu ficou exilado), no Egito e na Pérsia.

Já o Novo Testamento foi escrito em Israel, Síria, Ásia Menor, Roma (Itália) e partes da moderna Grécia e Turquia (que faziam parte do antigo Império Romano).”

“A expressão Novo Testamento, neste caso, tornou-se o título da coleção de livros canônicos que foram escritos depois do nascimento de Cristo. “

A maior parte dos livros do Antigo Testamento foi escrito em hebraico com poucas seções em aramaico e o Novo Testamento todo escrito em grego.

O Novo Testamento foi organizado e dividido em quatro partes: Evangelhos, Atos, Epístolas (paulinas e gerais) e Apocalipse.

A Bíblia nada mais é do que “um livro onde Deus fala com sotaque humano.”

Além de explicar sobre a Bíblia, Rodrigo fala sobre os apóstolos, os apócrifos, os salmos, os textos deuterocanônicos, sobre como os judeus não reconhecem Jesus como o prometido Messias, os sumérios e sua importância, principalmente na escrita, entre outros assuntos que só lendo para saber.

O manuscrito bíblico é, portanto, uma cópia das Escrituras, inteira ou em parte, feita à mão, distinta de uma cópia impressa. Os manuscritos bíblicos foram preparados principalmente na forma de rolos e códices. “

E você deve se perguntar: e a Torá?

Rodrigo explica que Torá significa “Lei” e refere-se aos cinco primeiros livros escritos por Moisés.

Pentateuco é o nome grego da mesma coleção e quer dizer “cinco rolos” ou “cinco livros.”

Quem leu a Bíblia sabe que temos Gênesis e então o que significa?

Significa “origem”, ou seja, a origem narrada da Terra, da humanidade e do povo hebreu.

Destaque para a queda do gênero humano, o primeiro homicídio, as principais genealogias, o dilúvio, a confusão de línguas na construção da torre de Babel, as histórias patriarcais finalizando com a migração de Jacó e seus filhos para o Egito.

Enfim, um livro para ler e estudar e auxiliar na leitura da Bíblia que é fascinante.

Estou lendo e aos poucos gostando.

Lógico que você deverá ler a Bíblia várias vezes até entender pois sinto que tem várias coisas que ainda não estamos preparados para compreender, porém o pouco que li já abriu minha mente e percebi o quanto fiquei no escuro por tanto tempo em minha vida.

E você já leu a Bíblia? Se leu o que mais gostou?

Concluindo o comentário quis trazer este livro para estudos e aprofundamento da religião nas comprovações de um professor e arqueólogo sobre um escrito que resiste ao tempo e fala sobre a nossa história quer você acredite ou não e que devemos respeitar.

Espero que tenham gostado.

Um ótimo final de semana e até o próximo comentário.

Podcast A Bíblia de Álef a Ômega
Verified by MonsterInsights