História

A biblioteca secreta de Londres – Kate Thompson

Este livro de capa linda e 466 páginas com preço muito bom para livro digital e caro para livro físico fizeram parte de meus dias de uma maneira extraordinária e apesar do preço é uma ótima dica de presente porque sua história é real e fantástica.

Tudo acontece durante a Segunda Guerra Mundial em Londres com Clara, uma bibliotecária e Ruby, sua assistente que montam e trabalham numa biblioteca no subterrâneo do metrô de Londres desativado durante a batalha.

Lá as pessoas montaram beliches, uma creche, ambulatório e a biblioteca e se protegeram de ataques já que perderam tudo.

Enquanto seus maridos lutavam no front, as mulheres buscavam empregos informais, cuidavam das crianças e dos idosos que estavam dispensados da guerra.

Lá todos eram uma família e a biblioteca servia para distração e aprendizado.  

Os livros adquiridos eram os que eram achados nos lixos ou nas casas abandonadas pelos seus donos ou eram através de doações de outros países.

Clara era viúva e vivia com a culpa da morte de seu marido e do filho pois é acusada pela sogra e por sua mãe que tentam manipulá-la, além de desmotivar o seu trabalho que ajudava tantas pessoas.

Aos poucos, diante dos problemas os livros fazem aquelas pessoas e as crianças esquecerem por um momento o que o mundo lá em cima faz com os homens e as suas casas.

Para Clara a biblioteca e sua amiga Ruby são tudo que lhe restou. Aliás, Ruby é uma mulher avançada para aquela época que se esconde atrás da culpa pela morte de sua irmã que foi pisoteada na escada do metrô após um ataque.

Vive com sua mãe que é casada com um homem que vive bêbado e é violento com ela e com outras mulheres na rua conforme descobriremos no decorrer da leitura.

Ruby faz de tudo para que sua mãe o abandone, porém o medo não deixa que tal atitude seja tomada e algo acontece que a prenderá por algum tempo.

Dramas de muitas pessoas que viveram o caos, porém tinham nos livros a salvação pelo menos temporária dos seus problemas, onde viajavam para lugares onde a paz existia além da felicidade e do amor.

Veremos quantos livros foram queimados pelos nazistas e o quanto destes foram proibidos pois eles diziam que mudavam a opinião das pessoas, principalmente das mulheres que naquela época só tinham que cuidar da casa e dos filhos.

A inteligência para elas era algo proibido. A escritora soube muito bem abordar o assunto e veremos a diferença nos dias atuais, pena que a violência ainda aconteça todos os dias atualmente.

Linda história onde a chegada de duas garotas mudará a vida de Clara, além de um misterioso bombeiro que salvará sua vida e será salvo em outra oportunidade.

Teremos também um fim para Ruby que vê num soldado a salvação da sua vida e finalmente a redenção dos seus problemas, a saída do alcoolismo e a entrega para o amor.

Enfim um livro que entrega amor, esperança, guerra, paz, recomeço, violência doméstica, mas acima de tudo a literatura como forma de amenizar a vida e ensinar para as crianças como o estudo é importante para o futuro e reconstrução de uma nação.

A escritora retrata naquela época a exclusão da mulher em certas funções pelos homens que as humilhavam através de Clara e Ruby onde acompanharemos a luta pelos direitos igualitários e justos.

Amei cada página onde a escritora que é uma jornalista conceituada mostra pequenos comentários de bibliotecários de várias bibliotecas do mundo informando a importância desta profissão que talvez esteja acabando, mostra também várias fotos da época, informa como chegou nesta história e como lutou para que a biblioteca citada no livro não fosse destruída mesmo completando 100 anos de existência.

Eu se fosse você compraria este livro, leria, deixaria sua opinião aqui e guardaria para sempre no seu coração e na sua estante como uma das mais belas histórias que a guerra tentou colocar um ponto final, mas a persistência de duas mulheres não deixou, pelo contrário, mostrou ao mundo a importância de ler e sobreviveram ao caos na esperança de um mundo melhor.

Espero que tenham gostado tenham um ótimo final de semana e até o próximo comentário.

Podcast A biblioteca secreta de Londres

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9