A dor do esquecimento – José Vieira

José Vieira é o pseudônimo de Tereza Cristina Vieira Lobo. Jovem, nascida na década de 80 numa pequena localidade chamada Gaula em Portugal, terra de amoras, padres, doutores e adelos.

Recebi seu e-mail com grande satisfação pois me convidava para ler o seu livro.

Imediatamente me interessei pois o título me deixou curiosa pois não imaginava o assunto.

Em suas 91 páginas acompanharemos a vida de uma mulher, médica, viúva sem filhos com pais falecidos tendo como seu único parente seu irmão João, casado e pai de duas meninas.

Neste momento vimos o quanto a raiva, o ódio de ter sido internada por aquele que mais amava num asilo a atormentava todos os dias. Os médicos falavam que ela estava doente, mas na verdade se sentia muito bem.

Rodeada de loucos, segundo ela, os dias foram passando sem nem ao menos João aparecer mesmo ele dizendo que a visitava todos os dias. Como seria possível mentir tanto? Não se lembrava de nada.

Mas, um belo dia, cansada de tantas mentiras pede a seu irmão que diga o que aconteceu e ele diz que ela tem Alzheimer.

Aos poucos a doença foi aparecendo e trazendo junto pequenos esquecimentos, mas maiores com o decorrer dos meses, fora os acessos de raiva e violência, por isso, impossibilitado de cuidar dela após sua fuga, decide interna-la para tratamento.

Imediatamente ela fica triste pois sabe como será daqui para a frente.

O livro vai seguindo com as suas memórias e lembranças indo embora e a dor dos familiares aumentando, o sofrimento instalado nos seus corações.

Triste pois já acompanhei na família alguém assim e não é fácil.

O doente tem poucos e raros momentos de lucidez transformados em felicidade, mas que desaparece no mesmo instante que se lembra. Muito difícil para quem cuida ou acompanha.

Muito bem escrito com um final sensacional e triste de uma mulher batalhadora que amou, foi amada, sofreu, perdeu quem amava, mas que teve que carregar essa doença maldita que acaba com as melhores coisas da vida: suas lembranças.

Espero que tenham gostado.

Este livro foi lançado pela Editora Chiado.

Até o próximo comentário.

Quer ouvir o podcast?

Podcast A dor do esquecimento

Redes Sociais

2 thoughts on “A dor do esquecimento – José Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: