Amor de Escravo – Geovania Freitas

Quando recebi o convite para ler o livro não imaginaria como seria tão sensacional.

Agradeço a escritora Geovania por acreditar em mim e no meu trabalho. Obrigada de coração.

A leitura flui de forma agradável e entramos na história do Brasil sem nem nos darmos conta que um dia aprendemos na escola e foi tão chato.

Aqui você conhecerá um pouco da história da linda cidade do Recife e ficará por dentro do Brasil e seus senhores de engenhos ricos as custas de mão de obra escrava.

Estaremos diante de um senhor de engenho que a todo custo quer que seu filho deteste os escravos após a idade certa para assumir os negócios da fazenda. Negócios esses que giravam em torno de engenhos de açúcar com a produção de cachaça por exemplo e a escravidão.

João Pedro nasceu branquinho num lindo quarto na fazenda e seu amigo negrinho nasceu na senzala. Ambos no mesmo dia e na mesma hora, só que em situações bem diferentes e adversas.  

Uma amizade perigosa que ao longo de sua infância deixou seu pai irado e determinado a mandar João Pedro para estudar na cidade assim que tivesse idade para a faculdade.

Nesta época João Pedro tinha o apoio do seu tio que ensinava coisas importantes que o professor particular não concordava seguindo ordens de seu pai e esta parte rende ótimos diálogos e pontos de vista diferentes.

Já na capital, após alguns longos anos, João Pedro conhece um grupo de rapazes onde se destacava apenas uma moça no meio dos homens. Aos poucos ele percebe que todos são abolicionistas e lutavam junto com Joaquim Nabuco pela assinatura da Lei Áurea.

Estamos na renomada Faculdade de Direito do Recife, curso escolhido por João Pedro.

Algo delicioso de ler pois a escritora soube com muita inteligência, foco, pesquisa e sabedoria nos guiar por assuntos tão polêmicos e até hoje discutidos, viajando pelo preconceito e ao mesmo tempo pela luta dos direitos dos negros.

Destaque para o louco, porém super inteligente Tio Cassiano que dá aula de sensibilidade e cultura ao mesmo tempo. Descubram como ele é importante na vida de João Pedro.

Quando citei acima que existia uma moça no meio dos rapazes falo da doce, porém determinada Luiza que junto com seu pai terão diálogos sensacionais sobre a liberdade dos escravos e a luta pelos direitos das mulheres naquela sociedade.

Ela se apaixonará por João Pedro e fará de tudo para conquistá-lo.

Já quase chegando ao final uma surpresa fará você ter certeza de ter lido algo muito bom. A escritora soube espertamente nos “enganar” e mudar totalmente o rumo da história.

O pai de João Pedro sofrerá uma grande decepção e infelizmente Luiza tomará uma decisão importante não só para sua vida, mas também do seu amigo alforriado Ibipiano.

Ibipiano será importante para João Pedro e é o líder do grupo de abolicionistas pois é um alforriado e estuda numa faculdade onde reina o poder e o dinheiro, mas mesmo com dificuldades a inteligência e persistência deste rapaz fará dele um dos melhores personagens.

Um livro que fiquei com vontade de saber o depois de certos acontecimentos, mas acho que a escritora quis que nossa imaginação continuasse esta história.

Muito bom o livro, vale a pena ler e compartilhar uma história com tanta informação importante.

Chegaremos à conclusão que mesmo com a libertação dos escravos ainda temos escravidão e preconceito no nosso país atualmente.

A capa assim como título tem uma relação forte com a história, preço muito bom para livro digital e apenas 173 páginas.

Enfim espero que tenham gostado do comentário e leiam algo que tem muito a ver com as nossas raízes.

Até o próximo comentário.

Podcast Amor de Escravo
Redes Sociais

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9

%d blogueiros gostam disto: