Amor de perdição – Camilo Castelo Branco
Ouça o podcast.
Há algum tempo recebi sugestões para colocar este livro no blog e hoje disponibilizo para vocês.
O amor é exagerado, com tragédia, morte, famílias rivais e pessoas orgulhosas fazem parte do livro de 220 páginas com preço muito bom para livro digital e físico.
Este livro tem várias capas e preços e é distribuído por algumas Editoras e pode ser adquirido também nos Sebos por preços atraentes.
Fiz a leitura dele no período da faculdade e ainda hoje faz parte do conteúdo do vestibular em algumas universidades.
Escrito com uma linguagem um tanto difícil e coloquial, Simão Botelho, um jovem rico, estudante, apaixona-se por Teresa Albuquerque, uma mocinha linda e encantadora, porém, filha do inimigo de seu pai.
Nota-se a construção de uma sociedade onde o rico era rico e só poderia casar com alguém com as mesmas posses e a classe trabalhadora ficava em segundo plano.
Contando com o amor exagerado ao extremo onde suas vontades devem ser atendidas, Simão faz tudo para ficar com ela, porém, o pai da moça não quer, ele deseja o casamento com o primo Balthazar Coutinho.
Também naquela época, o casamento arranjado fazia parte da sociedade principalmente porque os negócios estavam sempre, em primeiro lugar. As jovens casavam muito cedo e sem amor.
Dentro de um cenário onde resolve-se tudo com violência e duelos onde a morte seria a solução, Simão depois de muitos acontecimentos encontra-se com seu rival na saída do convento onde Teresa foi enviada. Ela foi enviada para lá pelo seu pai, já que não teria o seu amor verdadeiro e não se casaria com seu primo.
Interessante é como a mulher era tratada onde nunca sua vontade era respeitada, prevalecendo a palavra sempre do homem. Seu pai em muitas vezes desejava sua morte já que ela não aceitava suas imposições.
Cartas de amor, castigos, freiras loucas e muitas batalhas farão parte deste enredo, além da relação entre pais e filhos.
Simão é abandonado por seu pai que além dele tem outro filho que abandona os estudos para viver o amor ao lado de uma mulher que era casada. Tudo intenso naquela época e com um desfecho impactante.
Após acertar as contas com Balthazar e contando com a ajuda de seu fiel amigo ferreiro e de sua filha Mariana o qual já destaco como uma personagem encantadora e essencial na vida de Simão, a sua vida muda completamente.
A partir daí só resta entregar-se ao desespero de não viver o seu grande amor, assim como Teresa que vai para outro convento e dá adeus ao seu Simão para sempre.
Uma linda cena descrita de acordo como o romantismo pedia na época.
Simão vê diante disto o fim, após seu castigo ser seguir para as Índias, além de saber sobre a perda de seu grande amigo ferreiro, vítima de uma vingança.
Não esquecendo sobre Mariana, uma doce menina que acompanha o amor de Simão e Teresa, torce e vive seu amor calada por ele, sem cobrar nada, alimentando a amizade e sabendo que sua vida terminará quando a de Simão terminar e assim chegaremos ao trágico final desta história de amor entre dois jovens que nunca trocaram um beijo, uma carícia, somente lindas e apaixonadas cartas de amor.
Um livro onde fica a pergunta: vale a pena amar? E morrer por um grande amor?
Uma história que sempre me encantou e lendo agora percebo como foi importante a escrita de Camilo Castelo Branco para a nossa literatura.
E você já leu este livro? Gostou?
Deixe sua opinião.
Espero que tenha gostado da dica de hoje.
Até o próximo comentário.