Baque – Ellen Costa
Com um título interessante e uma capa intrigante e indicação no blog, não fui capaz de adivinhar do que se tratava este livro e para minha surpresa, quando percebi não o largava mais.
Sua história ficou na minha cabeça de tal forma que só pensava em terminar de ler e descobrir o motivo do desaparecimento de Debora, nossa principal protagonista.
Antes de mais nada preciso falar que o preço do livro é ótimo para formato digital e sua escrita é maravilhosa, fácil de ler, objetiva e tudo é muito bem esclarecido no devido tempo e lugar.
Débora é uma professora que vive com o apaixonado Carl que a venera em todos os sentidos e juntos vivem um amor bonito com planos para o futuro e tudo o que gostamos num bom romance.
Só que num certo dia Carl percebe que sua esposa desaparece, vende o apartamento que moram, raspa todo o dinheiro da conta corrente e então sua vida desmorona.
O que aconteceu? Será que Débora tinha um amante? Era mal caráter? Fora sequestrada?
A polícia inicia as investigações e inusitadamente Carl conhece fatos da vida de Débora até então desconhecidos por ele e lacunas são abertas ainda sem respostas claras. Pronto estamos diante de enigmas difíceis de solução.
Por este motivo já estou enlouquecida querendo desvendar este desaparecimento com as poucas pistas que tinha junto com a polícia, porém a escritora resolveu contar a história de Débora quando criança juntamente com seus amigos, Sol, Fred, Saul e Davi.
Achei inteligente porque quem sabe conseguiria algum fato que me levasse ao seu desaparecimento.
Juntos, estas crianças sofrerão abusos de quem menos se espera na história, e o passado reaparece muitos anos depois, com todos adultos, onde traumas e culpas estão cravados nos corações de cada um.
Débora descobrirá fatos de sua vida e ainda terá que fazer escolhas para salvar alguém muito importante.
Assim, estes amigos são separados com um grande segredo, porém Debora segue com algo que mudará sua vida no futuro.
Retornando no presente, os policiais correm contra o tempo para descobrir o que aconteceu com ela e quem a sequestrou e Carl tenta seguir sua vida nos braços de sua família que anos atrás viveu a perda de um membro muito importante: estou falando do filho de seu irmão.
Preparem-se para mistério, drama, preconceito, perdão, mortes, espiões e muitas unhas roídas porque o final é espetacular. Além disso, você nem imagina o que aconteceu com Débora e com cada uma dessas crianças que acreditavam que tinham cometido um crime.
Não posso contar mais nada só posso dizer que o livro é muito bom com personagens fortes e com muita adrenalina onde cada pista sugere um caminho que nem sempre é o da verdade.
Tudo parece certo e as vezes nem sabemos em quem confiar e mesmo com os personagens com tanta bagagem interessante, achei oportuno a escritora colocar o policial Holden que vive com sua mãe.
Ele é um policial diferente naquela delegacia porque é bonito, profissional e acima de tudo cristão que tenta passar para sua companheira de trabalho, Alisson, um pouco da crença em Deus. Foi muito bem colocada esta questão pois foi algo responsável e sem apelações.
Torci muito por Holden que teve um papel decisivo no futuro de Debora.
Aliás, a escritora construiu Debora de uma maneira que você ficava entre dar o veredito de culpada ou inocente conforme lia os capítulos. E ao meu ver foi muito boa esta incerteza porque mexe com o leitor e faz com que os detalhes façam toda a diferença.
O título é bem apropriado para o contexto porque levei um choque quando descobri a verdade e a raiva e vingança que senti tinha muito a ver com os sentimentos de Saul em um de seus diálogos.
Enfim, vale a pena ler por qualquer pessoa que gosta de um mistério policial com ação e adrenalina.
Mais um livro que entrará para a minha listinha dos melhores que li este ano e fico feliz por nossa literatura ter escritores que trazem temas inteligentes, intrigantes e fascinantes.
E você vai seguir essa pista ou ficará assistindo tudo esperando o grande final?
Espero que tenham gostado.
Não esqueçam de curtir, compartilhar, seguir o blog ou deixar um recadinho.
Até o próximo comentário.