Essencialismo – Greg McKeown
O blog tem recebido várias sugestões de livros e a medida do possível tento atender a todos. Não é fácil, porque como sou ansiosa queria ler tudo ao mesmo tempo e ainda ter o dom de comentar bem a todos.
Esse foi mais uma indicação da minha fofa vizinha Valéria que leu o livro, gostou e sugeriu a leitura.
Greg escreve, dá aulas e palestras sobre o assunto, inclusive com grandes empresários das maiores empresas do mundo. Ganhou prêmios e espalha essa semente a todos que queiram pelo menos ler ou ouvir sobre sua experiência.
Você sabe o que é essencialismo?
Eu não fazia ideia e fiquei fascinada com o que esse autor coloca nas páginas de uma forma simples, com exemplos fáceis de entender e de assimilarmos em nossas vidas.
Segundo Greg “a proposta de valor básica do essencialismo: só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima aquilo que realmente importa.” Fascinante, porque é a pura verdade.
As pessoas não estão preparadas para ouvir o NÃO, então você não pratica isso, mas no livro, percebemos os quanto felizes podemos ser com essa simples palavra e a partir daí as pessoas passam a nos respeitar.
“O caminho do essencialista é buscar de forma incansável o menos, porém melhor.” Menos com qualidade e não com quantidade. Nosso mundo moderno, corporativo, jamais aceita isso. Somos cobrados por metas, por sermos melhores, profissionais extremos, mas adianta tudo isso se não somos felizes e não fazemos da forma certa?
Greg deixa no ar vários questionamentos para pensarmos como esse:” Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós”.
Conheço várias pessoas que nem sabe o que quer dizer prioridade. Existem várias prioridades? Não né? A própria palavra já é clara, mas vai falar isso para o seu chefe? Demissão na certa ou cantinho da disciplina.
Cada capítulo é uma surpresa e um ensinamento que me fez repensar realmente nas minhas tarefas, mas fiquei com uma certeza: meu marido vem em primeiro lugar antes de tudo. Um ponto para mim.
“Os essencialistas não diluem o esforço se perdendo com distrações. Sabem que a execução é fácil quando se trabalha com afinco e difícil quando se trabalha sem dedicação.”
Gostei muito do capítulo: Essência, e um ponto “negativo”.
Pena que quase no final ficou um pouco cansativo, parecia que ele repetia tudo o que vinha falando no início e meio do livro. Mas vale a pena ler.
Depois dessas 265 páginas de magnetismo e realidade deixo a pergunta: o que é essencial?
Pense você também sobre isso e me conte o que achou do livro, desse pensamento.
A capa eu adorei porque relata bem o que é o essencialismo e só depois de ler você vai entender o que quero dizer.
Preço bom para livro físico e melhor ainda para digital.
Boa leitura!