Hannibal – A origem do mal – Thomas Harris
Todo mundo, acredito, já assistiu os filmes desse personagem tão frio e marcante, então resolvi ler o livro que sempre me diz mais sobre tudo que o filme não conta.
Me deparo com a vida desde a fase de criança de Hannibal e sua irmã Mischa que são capturados por soldados nazistas durante a guerra e uma série de tragédias acontecem na presença deles, como a morte de seus pais.
Anos depois, após o final da guerra, encontramos Hannibal vivendo num orfanato cujo local foi o castelo de sua família, já demonstrando um desiquilíbrio mental imperceptível com uma dose espetacular de inteligência.
Seu tio finalmente o encontra e o leva para sua casa para viver com a sua esposa, porém o mistério do que aconteceu com sua irmãzinha permanece, sendo revelado somente no final do livro de forma extraordinária.
O enredo decola com um passo a passo da vida de Hannibal até a faculdade de medicina, onde acompanhamos a sua obsessão e sede de vingança por aqueles que fizeram algo com ele no passado ou fazem algo no presente com sua digamos assim, “madrasta”.
Tudo muito bem detalhado e o que vimos é a morte de um menino inocente e a imersão de um monstro que faz coisas absurdas, mas sem deixar um rastro que realmente o culpe por aquilo.
Em certos momentos, confesso, me vi torcendo para que Hannibal acabasse com aqueles soldados miseráveis nazistas, mas depois que soube de uma coisa, fiquei com a sensação de que torci para a formação de um monstro.
Muito louco o livro, com detalhes de cada assassinato, nas 256 páginas que nem vi passar. Mas confesso que não foi um livro que lia o dia inteiro, lia e parava porque a minha energia acabava. O assunto é pesado, só podia dar nisso.
Um final espetacular, com uma reviravolta que me encantou e com gostinho de ler os outros dois volumes assim como nos filmes. Porém, lógico, o filme não foi tão fiel ao livro, como sempre acontece.
Ele tem um preço bem atrativo para livro físico e digital está excelente.
Leiam e comentem aqui o que acharam, curtam o comentário e digam o que acharam de Hannibal Lecter.
Espero que tenham gostado.
Boa leitura.