O Peregrino – Jhon Bunyan

Hoje comento para vocês um dos livros mais difíceis que já li ao longo do tempo que tenho o Comenta Livros.

Ao baixar este livro de capa misteriosa e 216 páginas tudo que sabia é que por vários séculos foi mais lido que a Bíblia, então o que esperar afinal?

Logo nas páginas iniciais o que foi dito é que a Bíblia foi tão lida nos últimos 340 anos quanto este livro que foi lançado em 1678 e traduzido para mais de duzentas línguas.

É considerado um dos trabalhos mais significativos da literatura religiosa inglesa.

No século XVIII tornou-se livro obrigatório na educação cristã infantil.

Na Primeira Guerra, milhares de soldados britânicos recorreram ao livro em busca de iluminação espiritual para tentar entender a tragédia à qual estavam sendo expostos e principalmente após o término desta luta sangrenta o que poderiam esperar.

Mas o que será que encontrariam nestas páginas?

Posso dizer caro leitor que são fortes questionamentos sobre seus atos e a vida espiritual. Não é um livro para ler direto, na verdade, precisa parar, respirar e analisar para saber se vai continuar ou não.

Nem tem nada difícil em suas páginas, porém tem os versículos, passagens e interpretações da Bíblia que pessoas como eu que não se recordam de certas passagens fica mais demorada e cansativa a leitura. É quase um estudo de forma bem diferente de passagens da Bíblia e da vida de Jesus, Deus, o Céu ou Inferno.

O personagem Cristão sai da sua cidade de nome Destruição em busca da Cidade Celestial, abandonando esposa e filhos, seguindo as orientações de um anjo ou um ser de luz. Não fica claro na história. Cabe a você interpretar.

Perigos, maldades, traições, testes e questionamentos fazem parte da trajetória humana em busca do perdão de seus pecados.

Cristão com os obstáculos colocados mostra como somos falhos em escolhas e atitudes e a cada passagem o portão Celestial está mais perto. Porém, caminhos obscuros com o “Diabo” desviando da sua jornada fazem parte de um longo caminho.

Tudo é escrito de forma simples e atual e o mais legal é que o autor trouxe nomes interessantes para aqueles que faziam parte da jornada de Cristão como: Obstinado, Inconstante, Intérprete, Evangelista, Paixão, Paciência, Salvação, Piedade, Ócio, Duas-Caras e assim segue com muitas formas de interpretação.

Posso dizer que o livro altera seus pensamentos e te coloca próximo da religião sem imposição, apenas fatos bem argumentados com um final que transmite paz e esperança.

A experiência de leitura foi incrível pois a sabedoria do texto te leva a Deus de todas as formas e maneiras, apenas seguindo a sua intuição.

Só leia se você for sem preconceito ou imaginar que só a sua opinião é a verdadeira porque neste livro não existe verdade ou mentira, céu ou inferno, existe apenas uma força forte que te leva ao caminho da luz e da fé de várias maneiras onde o que importa é amar e se colocar no lugar do próximo, sem perder a esperança.

Preço muito bom para livro digital além de versões em capa comum e dura com preços ótimos.

Sobre o autor:

Nascido em 1628, em Elstow, perto de Bedford (Inglaterra), John Bunyan era filho de um pobre braseiro, cujo ofício também veio a seguir.

Foi por volta de 1655 que Bunyan descobriu ser um talentoso pregador, tendo sua fama reconhecida além das fronteiras do condado onde vivia. Cinco anos depois, em razão da intolerância religiosa na Inglaterra, foi preso por pregar sem autorização.

No entanto, alguns de seus trabalhos mais célebres na literatura surgiram durante o tempo que ficou atrás das grades, entre os quais o mundialmente conhecido O Peregrino.

Morreu em 1688, repentinamente, aos 59 anos. 

Espero que tenham gostado.

Até o próximo comentário.

Podcast O Peregrino
Redes Sociais

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9

%d blogueiros gostam disto: