Renúncia – Francisco Cândido Xavier
Este talvez foi um dos livros que menos gostei de Chico porque pareceu igual as histórias anteriores.
Um espírito retorna à Terra e sofre tanto que quando você termina o livro está esgotada e com a sensação que nada mudou.
Lógico que você tira boas lições de cada um, onde o amor ao próximo e o perdão entre outras coisas estão implícitas, mas será que somos tão evoluídos para tantas coisas assim? Não sei, ainda estou pensando nisto.
Neste livro de capa sem grandes novidades, preço muito bom para livro digital e razoável para livro físico, com 372 páginas teremos a história de dois espíritos que retornarão à Terra para acertarem algumas coisas.
Estes dois espíritos são almas gêmeas, porém ainda tem muitos acertos.
Aqui eles serão Cirilo e Madalena amparados por um grande amor que a princípio será impedido por Susana que é prima de Cirilo e que tem um grande amor por ele.
Susana é uma moça muito bonita, ambiciosa, invejosa, irmã de Carolina que se casa e vai embora com seu marido não convivendo com ela e seu pai. Retorna quase no final da história e sem grandes impactos no contexto.
Longe de conseguir afastá-los, o casamento acontece, porém Cirilo deve retornar a Irlanda para ajudar sua família que está em situação financeira bem difícil e a única solução é irem para a América em busca de trabalho e assim quitarem suas dívidas que são muitas.
Dividido entre ficar e levar Madalena, ambos decidem que ele deve ir uma vez que sua sogra está bem doente e precisará dos cuidados de Madalena sua única filha. Mal sabem eles que só se encontrarão nos capítulos finais do livro.
Aproveitando a oportunidade que tem nas mãos Susana se une com o primo de Madalena, Antero que é louco por ela onde planejam algo no qual Madalena será dada como morta para Cirilo e ele morto para Madalena.
Assim, Antero levará Madalena para a Espanha na melhor oportunidade a fim de conquistá-la. E Susana consolará Cirilo se aproximando dele e o conquistando.
Já nesta parte do livro a mãe de Madalena morre assim como seu pai e ela pega varíola já que Paris estava com um surto nesta época.
Como sequela da varíola fica com um defeito nos pés dificultando sua locomoção. O tratamento será longo e caro, mas Antero a ajudará e assim seu plano está dando muito certo!
Susana vai embora para a Irlanda dar a notícia para Cirilo da morte de Madalena e aos poucos conquistá-lo e viver feliz com ele.
Madalena já melhor, grávida de Cirilo, dá à luz a uma linda garotinha de nome Alcione que será uma das suas grandes alegrias, porém sofrerá muita coisa também nas mãos de homens ruins, mas terá Jesus em seu coração. Nesta fase da vida já está na Espanha.
A todo momento o livro descreve todos os percalços que essas mulheres sofrem para sobreviverem, porém, as orações, a vontade de viver fará com que ambas conquistem muita coisa mesmo diante de tanta humilhação.
Madalena jamais se renderá ao amor de Antero que terá um fim trágico e retornará novamente à Terra sobre um corpo de um menino que será como um filho para Alcione.
Mais um vez, será como se fosse uma provação para ela.
Por isso achei o livro bem cansativo, em nenhum momento essas mulheres tinham algo feliz, era só infelicidade, lutas, será que é sempre assim?
O livro passa boa parte falando da luta de Madalena e Alcione que retornam a Paris devido uma necessidade e se encontram com Antero já no final.
Vale destacar que Alcione não sabe que ele é seu pai que nesta altura já está casado com Susana que se tornou uma mulher amarga, tem uma filhinha e uma boa situação financeira.
Assim, Madalena já estava bem debilitada da saúde e Alcione foi trabalhar na casa de Antero para conseguir dinheiro para as despesas.
E com seu jeito doce levou a palavra de Jesus para aquela família que aos poucos se uniu e descobriu a verdade com muita emoção.
Porém, mais sofrimento, mortes e Alcione termina o livro de forma trágica e achei bem chato porque nem sei o que pensar, acredito que merecia algo melhor para um espírito que fez e ajudou tantas pessoas, mas acredito que cada um tem a sua jornada.
Por isso foi um livro que me deixou bem desmotivada para ler foi repetitivo em vários momentos e falou muito da vida de Madalena deixando de lado a vida de Cirilo na América que só saberemos quase no final do livro.
Sobre Antero também foi pouco falado principalmente sobre seu retorno e seu final trágico e achei algumas passagens estranhas.
Achei desinteressante neste ponto, mas serve para refletirmos sobre o nosso papel aqui na Terra.
Se alguém já leu me conta o que achou.
Espero que tenham gostado.
Um ótimo feriado da Páscoa.
Até o próximo comentário.