Assim falava Zaratustra – Friedrich Nietzsche

Vamos entender os ensinamentos de Zarastustra.

Filosofia no Comenta Livros

Há tempos que queria ler esse livro, pois muitas pessoas comentaram bem então ganhei no meu aniversário e iniciei a leitura.

Foi o livro que mais demorei para ler, porque é bem difícil de entender. No começo pensei em como posso não entender isso? mas não, é um livro que tem que ler mais de uma vez para captar a mensagem.

Foi escrito entre 1883 e 1885 por Nietzsche e narra as andanças e ensinamentos de Zaratustra, um filósofo que se auto nomeou assim após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia.

O que é Zoroastrismo?  “É primeira manifestação de um monoteísmo ético. De acordo com historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um  messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.”

O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de  “super-homem”. O nome é um dos muitos trocadilhos no livro e se refere mais à imagem do Sol vindo além do horizonte ao amanhecer como a simples noção de vitória.

Está escrito em uma linguagem poética, satirizando o Velho e o Novo Testamento, interessante de ler, tem palavras difíceis, onde um bom dicionário ajuda e as páginas tem que ler pelo menos duas vezes para entender o sentido.

Em muitas passagens, nos deparamos refletindo sobre o Universo, a nossa origem, então precisa ser livre de preconceitos para a leitura fluir de forma inteligente e que nos agregue conhecimento.

Tem 404 páginas, com um preço bom, com uma opção de ser pequeno, onde pode carregar para qualquer lugar, mas a letra é pequena, então para mim, só no óculos.

Com certeza lerei de novo, porque fiquei com a sensação de não entender nada, mas vale a pena cada página, um ensinamento que muitas vezes, beira a loucura.

Me digam o que vocês acharam.

Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *