A cidade e as serras – Eça de Queirós
Já li uns livros o Eça, e esse especialmente, me cobravam muito um comentário principalmente a importância dele num vestibular.
Agora, eu não detectei nada de importante nesse livro. Primeiro porque não é um romance, sim, Jacinto se casa com Joaninha e tem filhos, mas sem grandes emoções. Além disso vimos a transformação de uma pessoa que tinha dinheiro e vivia na cidade grande de forma infeliz. Ao chegar na área rural, começou a dar importância na vida. Ele virou uma pessoa feliz e realizada.
Até aí isso é fácil de entender mas até chegar a essa conclusão o livro é chatinho demais. Tudo é narrado através do seu amigo Zé Fernandes, com poucos diálogos e muita informação daquela época.
A edição que baixei tinham várias informações sobre essa e outras obras do autor. As 224 páginas contêm uma história sem graça. Sério, se eu estivesse lendo para o vestibular estaria maluca. Eu ficaria com muita raiva de perder tempo lendo ele, ao invés de me preparar para as outras matérias.
Desculpem aqueles que acham o livro algo sensacional, mas esse não me tocou. Não via a hora de acabar e nem me surpreendi no final que não foi tão bom assim.
Enfim, valeu a pena para entender melhor um autor de altos e baixos. Foi um livro publicado após a sua morte, em 1901. O livro fez tanto sucesso.
Quem já leu me diga o que achou. Falem o que é abordado no vestibular. Façam isso até mesmo para os vestibulandos futuros.
O preço do livro é muito bom para digital e nos Sebos facilmente encontrado por um preço excelente.
Espero que tenham gostado.
Boa leitura.