A pianista – Machado de Assis

Mais um livro de Machado que me encantei.

Breve, porém intenso te prende nas suas 40 páginas mais ou menos onde o preconceito e o desprezo humano seguem até o final que é surpreendente.

Acompanharemos a história de Malvina uma pianista pobre e talentosa que para sobreviver e sustentar sua mãe resolve dar aulas particulares para uma moça bem rica na cidade.   

Essa moça se chama Elisa filha de Tibério e tem um irmão chamado Tomás.

Machado vai mostrando a vida sofrida de Malvina e a vida luxuosa de Tibério e seus filhos de forma bem contrastante e já veremos que os filhos são bem diferentes do pai que só pensa em dinheiro e posição social.

Diante dos fatos Malvina e Tomás se apaixonam, mas Tibério é contra pois são de posições sociais diferentes. Então para não prolongar esse amor decide enviar seu filho para estudar na Bahia.

Tomás se revolta, porém acata a decisão de seu pai deixando Malvina bem triste. Para ajudar a desgraça, Tibério dispensa os serviços de Malvina que ficará desesperada pois seria o sustento dela e de sua mãe.

Fatos acontecem até que contra a vontade de Tibério, Tomás retorna a cidade e procura Malvina.

Um diálogo encantador acontece entre eles no qual Malvina demostrará a humildade e a maturidade que fará Tomás tomar uma decisão: vai viver esse amor mesmo contra seu pai.

Diante disto um novo fato abala Tibério e então o orgulho e a soberba ficarão de lado mostrando que a única que pode ajudar naquela situação será Malvina.

É incrível como Machado conduz muito bem esta história a partir deste fato arrancando dos seus personagens o melhor e chegando ao final com uma lição de moral para qualquer pessoa nos dias atuais.

Culpa, preconceito, orgulho, perdão entre tantos sentimentos carregam a história me deixando satisfeita por ler pois odiei um certo personagem, amei, torci e fiquei encantada com sua leitura leve.

Vale a pena ler.

O preço está ótimo para livro digital.

Até o próximo comentário.

Quer ouvir o podcast?

Podcast A pianista

Link do livro para adquirir.

https://amzn.to/3oRTFt1

Redes Sociais

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9

%d blogueiros gostam disto: