Amor em pedaços – Mari Sales

Com título sugestivo e criativo, hoje trago outra escritora que conheci através da live que a Natália Ártemis fez no Dia das Mulheres.
Encontrando seus livros, baixei este com capa engenhosa e diferente com preço muito bom para livro digital, caro para livro físico e com 346 páginas.
A história será em torno de Yasmim. Ainda adolescente, ao visitar um orfanato, ela se encanta com uma garotinha de nome Rebeca. Ela deixa de presente sua correntinha de ouro como amuleto da sorte.
Esta visita que ela fez até o orfanato foi junto com a sua escola e alunos.
Yasmim é uma adolescente, filha única e bem estudiosa. Seus pais são funcionários públicos e sua mãe exige demais dela, pois a queria como médica, então sacrifícios seriam necessários naquele momento.
Imagine a pressão que Yasmim em certas situações sofria, pois queria apenas ser uma adolescente e viver um pouco da sua vida, afinal de contas, passa rápido e você nem percebe.
Bem, mas vamos seguir com a história.
Alguns dias depois, Rebeca é adotada pela família do rapaz Matias, um estudante de Medicina que será o outro protagonista.
Matias tem pais adoráveis é um nerd e logo de cara se conecta muito com Rebeca e juntos serão aqueles irmãos companheiros e cúmplices da vida. Irmãos de alma.
Após alguns anos, já veremos Matias um médico oncologista e respeitado em sua área, a adolescente Rebeca, estudando para prestar vestibular em alguma área a ser definida no hospital onde trabalha seu irmão. Para surpresa de Rebeca, Yasmim dá entrada na emergência para continuar seu tratamento de câncer e neste instante os destinos se conectam.
A partir daqui a história fica interessante com o foco rico em detalhes e drama, além da responsabilidade implícita sobre pacientes com câncer que a escritora dominou por experiência em sua vida, conforme conta no final do livro. Já adianto que são fortes emoções.
Rebeca se tornará importante na vida de Yasmim devido um procedimento e a vida delas será marcada para sempre.
Matias, o médico, se envolverá com a paciente Yasmim entre idas e vindas e posso dizer que fiquei até sem conexão por um bom tempo com ela. Achei chatinha em vários momentos, me conectando com Matias e Rebeca que era espontânea, direta e com alguns conflitos que serão expostos no decorrer do enredo.
Os pais de Rebeca e Matias são adoráveis e dentro do que ambos os corações sofreram, abraçaram de outra maneira a dor e a saudade de um episódio na vida daquelas pessoas. Já os pais de Yasmim, tem muito a nos ensinar porque tem uma parcela de pais atuais e pais do passado que no contexto foi perfeito para todo o enredo.
Um livro bem redigido, fácil de ler e se conectar e de uma certa maneira, já definido um final nas primeiras páginas, o que me surpreendeu, deixando o drama amoroso se estender em mais páginas. E sim, após mergulhar junto com Yasmim em sua vida, nos conectamos e voltei para o seu mundo. Entendi seus questionamentos, dúvidas e medos, afinal de contas não foi fácil o que passou em sua trajetória desde a adolescência até a vida adulta.
Odiei uma certa Nadja que aparece na vida de Matias e no destino profissional de Yasmim e teve o que mereceu, assim como gostei muito da maneira da condução sobre a separação dos pais de Yasmim, o encontro dos pais biológicos de Rebeca, a escolha da carreira certa, o primeiro amor, adoção, câncer e os tratamentos, família, doação, o diálogo entre pais e filhos, a liberdade dos pais, enfim vários assuntos abordados no livro que não fica carregado, pelo contrário, tudo no seu devido lugar.
Gostei de conhecer o trabalho da escritora e saber que tem coisa boa em seu repertório e as características de seus personagens me fez muito bem. Como ela determina os segredos de cada um encanta e agrega a bagagem emocional transformando e somando a história em algo real e contemporâneo.
O título é alinhado com os personagens e a cronologia porque é assim mesmo que cada um se sente após o final de cada ciclo em sua vida.
Diante de tudo exposto, permito a sugestão de uma leitura fácil que contempla uma mensagem e inspira você a fazer o bem e se aconchegar ao próximo.
Espero que tenham gostado da dica de hoje, um ótimo final de semana e até o próximo comentário.
Compartilhem com os amigos, curtam o comentário e sigam o blog.
