Antes de partir: os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer – Bronnie Ware

Bronnie Ware no Comenta Livros

Eis um livro que pela capa já estava pensando em morte e pelo título imaginei coisa boa.

Não me arrependi, nessas 304 páginas a autora conta sua experiência diante de tantos fatos que incluíram a morte.

A princípio me lembrou um livro de auto ajuda onde Bronnie conta sua adolescência, seu envolvimento com drogas, sua vontade de ser livre e como iniciou sua carreira como uma cuidadora de pessoas em estado terminal.

O livro é bem interessante com histórias de pessoas que ao chegarem a beira da morte mudam completamente seu pensamento, perdoando as pessoas que fizeram algo ou simplesmente acreditando que a vida vale ser vivida a cada minuto, inclusive em outro plano espiritual.

cuidador.jpg

São várias histórias de pais que queriam ter amado mais seus filhos ou maridos arrependidos de alguma coisa ou mesmo mulheres viciadas em trabalho que ao morrerem queriam apenas o perdão de seus amigos ou familiares.

Bronnie me pareceu uma pessoa inquieta, parecia que nada agradava, sua vontade de ficar sozinha era muito maior. Achei-a na maioria das vezes, triste, que via nessas pessoas que dedicava seu tempo, uma válvula de escape para seus problemas.

Fiquei um pouco cansada de ler,  pois os relatos eram tão fortes que não me atraia continuar muitas páginas numa sequencia. Muita depressão, solidão, lamentação não faziam parte do meu dia, então só me restava ir por etapas até chegar ao final.

Vale a pena para você se deparar com gratidão, amor, perdão, saber que vivemos um dia de cada vez e o principal,  agradecer tudo que temos , amar aos amigos e saber que o mais importante é a sua vida.

Uma história bem interessante que destaco é a de John que ficou marcada para mim, pois ele era um homem que amava seu trabalho e esquecia muito da família, dizendo que quando se aposentasse aproveitaria e muito a vida com sua esposa. Mas a vida lhe pregou uma peça e quando percebi estava chorando com tudo que aconteceu. John sofreu muito e aprendeu, mesmo que em cima de uma fatalidade.

A experiência de Bronnie na cadeia com as detentas foi um capítulo bem interessante também, pois mostra como é importante dar uma chance aqueles que cometeram infelizmente,  atos errados, mas que decidiram mudar e acreditam nessa mudança, por mais difícil que seja.

Se você gosta de uma boa narrativa onde a vida é bem apresentada com diálogos fortes, escrita fácil e um final muito bom, leiam esse livro.

E no final ainda saberemos como está a vida de Bronnie nos dias de hoje e como ela passou por tudo.

Reavaliem a vida de cada um e deem valor enquanto estão vivos.

Preço ótimo para livro digital e bom para livro físico.

Espero que gostem dessa experiência e não esqueçam de me contar o que acharam. Curtam o comentário e sigam o blog.

Boa leitura.

Redes Sociais
%d blogueiros gostam disto: