Grafologia: Guia prático – Ana Cecília Amado Sette
Já disse para vocês que minha carreira é toda em Recursos Humanos. Mesmo não estando tão ativa agora, resolvi me reciclar.
Então, me deparei com esse livro que gostei bastante, porque ele nos dá uma introdução muito boa da grafologia. Lógico, você não se tornará perito analisando a caligrafia das pessoas. Contudo, para quem já tem conhecimento, refresca e atualiza os procedimentos.
Escrever é um ato inconsciente e a “escrita é o espelho do nosso interior, caráter, individualidade, atitudes entre outros.” A escrita se modifica com o tempo e as circunstâncias.
A grafologia é um instrumento de avaliação expressiva. Ela interpreta o caráter, a personalidade ou a índole de uma pessoa pela representação gráfica de sua letra. Também considera o traçado de sua escrita. Nunca você deve se prender ao detalhe, deve investigar, pois a grafologia só se aprende praticando.
Nas empresas auxilia muito o processo seletivo pois consiste em analisar a letra de quem escreve. A letra (grafia) é diferente entre cada ser humano, nem gêmeos possuem a mesma grafia.
Por exemplo a letra de um vendedor deve der grande, ampla, bem organizada no papel, arredondada, com inicias amplas. A grafia de um profissional da área financeira deve ser pequena e simplificada. Ela deve ser bem estruturada e rápida. A assinatura precisa ser igual ao texto, etc.
O grafólogo será objetivo, ético em todas as análises.Não deve mencionar as características pessoais que não estiverem diretamente ligadas com as funções definidas pelo empregador. Ele não pode se influenciar, nas suas conclusões, por preferências por qualquer outra pessoa ou entidade.
A Sobrag (Sociedade Brasileira de Grafologia) fará o possível, dentro das leis vigentes. O objetivo é que o Código de Ética seja praticado pelos seus associados. Esses associados realizam os trabalhos de um grafólogo.
No livro vemos a simbologia do espaço gráfico e as zonas (superior, inferior, média, inicial, final). Nos fala também das margens e seus espaços. Menciona as grafias positivas e negativas. Discute o estudo dos gêneros da grafia, espaços entre linhas e palavras. Trata da forma das letras e a forma caligráfica. Aborda a forma tipográfica ou letra de forma.
Está bem recheado de informações, exemplos e com muita objetividade.
Aqui tentei mostrar um pouco do conteúdo, mas leia o livro e veja quanta coisa interessante tem. Realmente, como dizem, “o corpo fala”. Se não estamos bem e temos que escrever, a nossa letra nos dirá a característica da nossa personalidade.
Interessante, muito bom. Adorei reciclar e melhorar minha percepção sobre a escrita. Está cada vez mais difícil com esse mundo da tecnologia.
Espero que tenham gostado do comentário, não deixem de dizer o que acharam.
Tem 152 páginas com preço muito bom para livro digital. A capa representa bem o conteúdo do livro.
Boa leitura e aprendizado!