As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia – Volume 1 – Marion Zinner Bradley
Sempre quis ler esses livros, pois são 4 volumes muito bem recomendados e como minha amiga tinham os volumes, aproveitei para me deliciar.
Eles recontam a lenda do Rei Arthur, só que sob a perspectiva de mulheres heroínas.
Nesse primeiro livro, conhecemos as vidas de Viviane, a sacerdotisa de Avalon, Morgana, irmã de Arthur, Igraine, mãe de Morgana e Arthur e rainha e a última das irmãs Morgause. Sim Viviane, Igraine e Morgause são irmãs, bem diferentes, mas unidas pelo poder e tradições.
Elas obedecem os costumes da época, são fortes, determinadas mas percebi que são muito infelizes.
É adotado muito nesse livro o Cristianismo e a religião de Avalon. Muito interessante essa parte, porque observamos outra concepção sobre Deus, ou seja, que em qualquer religião Deus é um só.
Tem também o nascimento e consagração de Arthur, sua trajetória até se tornar rei, como sua espada foi preparada. Aliás um espetáculo a descrição de como a espada se tornou o símbolo de Arthur, eu diria, um capítulo empolgante.
Tudo muito bem escrito, nessas 248 páginas com uma capa linda.
Foi bem empolgante esse volume,além de misterioso, não vejo a hora de iniciar o livro 2 .
O final termina de forma bem interessante, com um relato sensacional de Morgana.
O que não gostei foi a personagem Viviane, essa sacerdotisa é chata demais, brinca com a vida e os sentimentos dos outros, em nome de poder. Morgana e Igraine são bem afetadas por isso.
Merlim aparece nesse livro mas de forma sutil, esperava mais poder e magia. Vamos aguardar os outros volumes, quem sabe ele resolve ser Merlim mesmo das estórias que ouvimos.
Leiam e me falem se não acharam essa lenda sensacional.
Boa leitura!