As Dez Mil Portas – Alix E. Harrow
Quando este livro de capa sensacional chegou como pedido para que eu comentasse não imaginava que seria tão diferente, maravilhoso e impactante.
Simplesmente suas 381 páginas se tornaram poucas pois a história cresce e você nem percebe que lê, fato que o preço é ótimo para livro digital e vale muito a pena para formato físico.
Sabe aquele livro que você lê hoje e com certeza daqui anos lerá de novo? Este livro causa esta impressão.
Confesso que fiquei pensando como comentar para que deixasse todo mundo com vontade de ler e não contasse tudo. Minha vontade seria deixar um certo mistério, contudo é difícil pois January não deixa, ela entra na sua cabeça e quer que você conte tudo, mas não deixarei que isso aconteça.
Informarei apenas que uma menina chamada January procura desesperadamente por seus pais abrindo e fechando Portas com muita imaginação ou magia?
Não sei dizer, leiam e tirem suas próprias conclusões. Seriam mundos paralelos?
Para iniciar o comentário preciso dizer que uma certa menina que será importante na história vive com suas tias numa fazenda e aos sete anos encontra uma Porta que a leva a outro mundo onde conhece um menino e a partir deste fato, sua vida muda.
Sua aflição por encontrá-lo faz com que sua realidade não seja mais naquela fazenda com suas tias, mas com aquele menino diferente que a encantou.
Porém, mesmo sendo proibida de retornar aquele local onde tinha a sua Porta, quando teimosamente volta, percebe que foi destruída. E agora? Bem, capítulos de muita tensão te esperam querido leitor.
Anos se passam e encontramos uma pequena menina muito triste e com uma vida bem monótona: ela é criada por alguém que não é seu pai que viaja muito em busca de artefatos misteriosos e valiosos que são vendidos na calada da noite para homens ricos e poderosos. E sua mãe está desaparecida ou morta. Estou falando de January.
O que teria por trás disto tudo? Uma sociedade secreta? Por que ela não poderia ir com seu pai em suas viagens? Por que tinha que ser criada por um desconhecido, sem amigos e sendo educada de forma tão diferente?
Qual a sua origem? O porquê do seu cabelo daquele jeito e da cor da sua pele? Por que todos a olhavam?
Ninguém respondia as suas perguntas e ela vivia infeliz, mas sabia que um dia iria em busca de respostas.
Muitos anos se passam e ela recebe a notícia de que seu pai desaparece, provavelmente está morto, quando uma estranha aparece na porta de sua casa.
Esta estranha se chama Jane e está lá para lhe proteger de algo a pedido de seu pai e a descoberta de um livro inicia a aventura de muitas Portas abertas, novos mundos, fuga, sua internação num hospício e finalmente a descoberta da sua origem e as respostas de todas as suas perguntas.
Agora, a partir daquele momento em quem confiar?
Que mundo era aquele? Onde estaria seu pai?
Tudo isso e muito mais num livro de aventura, adrenalina com um final sensacional e várias Portas para serem abertas e fechadas por uma menina que tem muitos poderes e que precisa fugir daqueles que querem apenas lhe fazer mal.
Mas para isso, January tem que proteger aqueles que a estão ajudando para que eles não sofram as consequências e acima de tudo proteger seu grande amigo naquele momento: seu cachorro.
Valeu a pena ler este livro que conta a história de uma família com várias gerações que tem um lindo final e é recheado de muita imaginação, além de muitas sombras.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.