Dramareligião

As garotas Madalena – V.S. Alexander

Com um saldo positivo em suas avaliações e uma capa que achei fofa embarquei em 1962 numa história que me abraçou com sentimentos contraditórios e reais.

Conheci Teagan, uma menina de 16 anos vivendo na Irlanda com seus pais numa vida aparentemente normal.

Num belo domingo na Igreja onde comemoravam a chegada de um novo padre percebe que é ele jovem e bonito.

Após insistência de sua amiga inicia uma conversa com ele e juntos descem na adega da Igreja para buscar mais vinho e após seu pai a repreendê-la, esquece seu casaco de inverno lá e temendo mais represálias principalmente de sua mãe, liga para a Igreja e solicita que ele o leve até a sua casa.

Imediatamente o Padre vai e fica poucos minutos na sua casa, entrega o casaco e após este fato sua vida vira um inferno, literalmente. Fofocas tornam parte da sua vida numa cidade onde olhos e ouvidos fazem parte do cotidiano.

Seu pai num ato de violência a leva para um lugar que tinha tudo para ser maravilhoso, só que não!

Ela foi levada para o Convento das Irmãs da Sagrada Redenção que são as lavanderias de Madalena naquela cidade.

Estas lavandeiras são reformatórios de trabalhos forçados onde freiras recebem prostitutas, mulheres infiéis ou grávidas, adolescentes que os pais não querem mais em casa e assim ficam esquecidas lá por vários anos. Tudo com autorização principalmente dos pais, um absurdo de ler e imaginar.

Um local onde elas realizam os trabalhos, comem comidas horríveis, sofrem castigos pesados, uma vez que a Madre Superior tem sérios problemas que são explicados no decorrer da leitura e a fuga é quase inexistente porque todos da cidade não ajudam em virtude de as abominarem.

Teagan não acreditava que sua família estava fazendo isso, sem nem ao menos ter direito de falar que tudo foi um mal entendido.

Foi esquecida por mais de um ano por sua família.

Somente seu namoradinho foi visitá-la poucas vezes, pois era menor e seus pais não deixavam.

Diante da falta de notícias de Teagan conseguiu ir ao Convento acompanhado por um padre Anglicano que pouco podia fazer por ela.

Posso dizer que Teagan sofreu muito e seu final foi surpreendente, inclusive, descobrindo fatos sobre sua família e sendo obrigada a fazer uma escolha que mudará sua vida.

Com tantos fatos acontecendo ainda tinha que decidir se perdoava ou não o padre que a caluniou na cidade e que transformou para sempre seu presente e futuro.

Por outro lado, conheceremos uma jovem de nome Nora que quer sair daquela cidade e da vida de seus pais que somente a exploram com serviços domésticos, sem amor e carinho.

Ela sonha com uma vida melhor com seu namorado, porém um belo dia ele vai até a sua casa para terminar tudo e quando ela tenta seduzi-lo sua mãe os flagra e adivinha para onde ela vai? Sim, para aquele inferno.

Lá conhece Teagan e juntas se tornam amigas e tem uma missão que é sair daquele lugar. Muita coisa acontece com Nora e seu final é triste e devassador.

Ainda tem uma outra garota que vive neste lugar que será fundamental para Nora e Teagan, mas deixo para vocês descobrirem ao ler este livro encantador.

Uma história real que infelizmente existiu até pouco tempo em locais espalhados pelo mundo independente da religião, que a Igreja Católica esconde e defende que as coisas não eram assim como relatados, pelo menos foi o que este escritor deixou claro nas suas pesquisas e apresentou os fatos neste livro.

Cada um pense o que quiser e tire suas próprias conclusões.

Senti raiva e medo com as meninas e não imagino pais e padres fazendo isso com seres humanos e usando o nome de Jesus Cristo.

Um livro de superação, perdão, angústia e amor que farão você pensar na sua vida, com certeza.

O conformismo de alguns personagens farão você pensar se faria a mesma coisa e se a falta de oportunidade não leva uma pessoa a tomar certas decisões e se conformar com o que está ali naquele momento.

O despreparo do clero naquela época beirava a loucura ou não, talvez, a maldade era a certeza de fazer o melhor para aquelas mulheres ou garotas expulsas de casa, às vezes, apenas por discordarem de seus pais. Aliás, pais que descartavam com a maior facilidade seus filhos e conseguiam viver sem a culpa de “jogar” seus filhos na rua.

Nora terá cenas tristes neste sentido e você entenderá muitas coisas.

Teagan será uma fortaleza mesmo diante de tantos problemas e obstáculos e lutará muito a favor de “limpar” o seu nome e a sua honra e Jesus ficará esquecido em seus planos, pois em seus pensamentos somente a fez sofrer diante das adversidades e sofrimento que viveu.

Tem 379 páginas com preço muito bom para livro digital, dentro da média de mercado para livro físico, fácil de ler e atraente do começo ao fim.

Espero que tenham gostado.

Um ótimo final de semana e até o próximo comentário.

Podcast As garotas Madalena
Verified by MonsterInsights