Caim e Abel – Jeffrey Archer

Quando minha amiga me emprestou este livro, sem capa, velhinho, imaginei que fosse aquela história bíblica. Mas me enganei redondamente.
Que livro sensacional! Há tantas mensagens embutidas em atos e ações dos personagens principais. Kane e Abel são, nada mais, que traduzidos para Caim e Abel.
Não conhecia o escritor. Através de uma pesquisa, verifiquei que, em sua vida de Barão, ele foi também membro do Parlamento Britânico. Ele foi deputado e escreveu vários livros. Ganhou prêmios e foi preso. Teve entre tantos outros envolvimentos políticos.
Uma pessoa culta e interessante de me aprofundar em seus livros. Pelo que verifiquei, este livro não está disponível em qualquer lugar para compra. É bem difícil de encontrar. Portanto, quem tem, guarde bem.
Ele teve mais de 10 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Caim e Abel é considerado um dos melhores títulos de ficção dos últimos tempos. Ele figura ao lado de clássicos como Os pilares da Terra, Xógum e O físico.
Iniciamos nas vidas de William Kane e Abel Rosnovski, dois empresários de sucesso, rivais desde a primeira troca de olhar.
Kane é filho de um banqueiro muito rico. Ele tem o mundo a seus pés e estuda nas melhores escolas. Logicamente, ele tem oportunidades de ouro para subir na vida. Era o substituto de seu pai nos negócios.
Um personagem forte, duro, inteligente, articulador, empreendedor e realmente focado nos resultados e antenado nas novas tendências do mercado financeiro.
Abel nasceu numa floresta em Slonim, na Polônia. Sua mãe morreu no parto e ele foi adotado por uma família pobre e criado junto com outros seis irmãos.
Sobrevivendo às dificuldades da infância, foi morar com um Barão. Ele foi para ajudar o seu filho. Então acontece o horror da Primeira Guerra Mundial. Vimos seu sofrimento nos campos de concentração, a perda da sua família, a miséria, a degradação humana através de Hitler. Realmente um dos tantos pontos fortes do livro.
Mesmo assim, ele consegue fugir com a ajuda de um médico. Imigra para os Estados Unidos. Lá, acaba se tornando proprietário de uma rede de hotéis. Lógico, que até chegar a isso, passa por várias dificuldades e desconfianças. No entanto, ele era extremamente inteligente. Ele mostrou sua capacidade para o mundo dos negócios.
Enquanto isso, o escritor fala das vidas de Caim e Abel, desde sua adolescência até a vida adulta.
Ambos se casam, viram pai, isso tudo ao longo dos 65 anos de vida.
Vitórias, fracassos e muito dinheiro compõem essa trama. O ódio mortal de ambos também está presente. Esta é uma das melhores tramas que já li.
Como estava com uma versão antiga, a obra contém 517 páginas.
O final me surpreendeu e mostrou que a vida nos coloca em caminhos. Ela nos faz escolher o que é melhor para todos nós.
O final é fascinante. Nem posso contar muito porque senão acabo falando. Posso adiantar que teve um bom drama e muita tristeza.
É bem escrito. Nos deixa uma lição muito forte para não julgarmos as pessoas. A ajuda vem da onde menos esperamos.
Com uma trama extremamente bem construída, Caim e Abel apresenta um panorama histórico das transformações da sociedade. Ele também aborda os costumes e a política no século XX.
Se tiverem oportunidade, leiam. Se já leram, me digam o que acharam.
Que lição ficou para vocês? Curtam o blog e deixem um comentário.
Espero vocês.
Boa leitura.