Cavalo de Tróia – Caná – J.J. Benítez
Comentário das páginas 533 até 616.
As leituras não param e este livro com tantas páginas parece que te chama para que você prossiga num caminho sem volta.
Desta vez, Jasão foi visitar Ruth e se assustou com seu estado.
Mãe Maria estava bem aflita e pediu para que Jasão falasse com Jesus para que curasse ela.
Jasão não sabia o que fazer e não entendia o motivo pelo qual Ele não a curava.
Será que teria que esperar a vontade do Pai?
Jasão faz a sua parte e repete os exames em Ruth e vê o que pode ser feito dentro daquilo que não atrapalhasse a missão.
Depois desta visita retorna ao encontro de Jesus e explica os detalhes sobre os problemas de Ruth. E mais uma vez, aquele Homem fala que não é “uma doença de morte”. O que significava aquele enigma? Só o tempo diria.
Jesus comunica a todos que se ausentaria por três dias e ninguém iria com ele.
Assim, antes de sua partida, Jesus reúne os apóstolos e comunica que precisa de mais seis seguidores, porque era a vontade do Pai e após o seu retorno tudo seria resolvido.
Algo bem interessante, nestas páginas que li eram as mulheres dos apóstolos casados fazendo escândalos, pois com a saída dos maridos para as missões quem sustentaria a casa?
Num belo dia, algumas foram até a casa de Salomé protestarem e conversarem com Jesus, mas ele não estava e sobrou para ela amansar as feras.
E neste ponto, também fiquei pensando a mesma coisa porque naquela época, os homens eram os responsáveis pelo sustento da casa.
Jasão aproveitou a ausência de Jesus e verificou do que era feito o cálice que Jesus ganhou e pediu que ele guardasse até a sua volta.
E as análises são impressionantes!
São de arrepiar e posso adiantar que as conclusões são de outro mundo!
Jesus retorna e decide fazer um discurso na Sinagoga que foi um verdadeiro fiasco, pois as pessoas não entenderam nada da sua mensagem e teve muita pedra, insulto e tristeza em seu coração.
Os apóstolos ficaram bem perdidos e eu com muita pena dele! Inclusive sua família o condenou com olhares e expressões sem entender suas palavras, foi realmente triste de ler e imaginar a cena. Mas, mais uma vez não foi retratada pelos evangelistas, segundo informações de Jasão.
Jesus não escapou e foi questionado pelas mulheres dos apóstolos do que viveriam e ele disse que o Pai providenciaria tudo e todas desconfiaram e Jasão também.
O que aconteceria dali para frente, afinal os apóstolos sairiam em jornada por duas semanas? As páginas nos dirão as respostas e serão impactantes.
Os apóstolos saem em pares para cidades que foram sorteadas entre eles, não para pregarem, Jesus não queria, mas para procurarem os necessitados, escutarem o que queriam e falarem sobre o Pai. Enquanto isso Jesus e Jasão sairiam em outra missão.
Não aguentando mais esperar pela resposta de Jesus sua família o abandona e vão para Nazaré. Sabendo disso, Jesus após sua missão com Jasão segue para uma reunião com eles.
Vale lembrar que sua família não entendia porque ele não curava Ruth e porque ele não incluía seus irmãos como apóstolos e colocava estranhos.
Jesus era o irmão mais velho, depois vinha Tiago, Miriam, José, Simão, Marta, Judas o rebelde, Amós que morreu e Ruth a caçula que atualmente tinha 17 anos.
A reunião de Jesus e sua família foi tensa. Ele explicou que estava fazendo aquilo que o Pai queria e no seu tempo e que não poderia incluir a sua família por questão de segurança e adivinhem? Ninguém acreditou e ainda sua mãe falou que ele poderia esquecer que tinha uma família se fosse dessa maneira.
Ele então saiu triste e cabisbaixo e foi embora com Jasão de volta para a casa de Zebedeu.
Quando eles chegaram na casa de Zebedeu alguns dias depois, os apóstolos chegaram eufóricos e pasmem, falando que escolheram os outros apóstolos e fiquei na dúvida assim como Jasão.
Quem escolheu os apóstolos finais foram os próprios e não Jesus. Será verdade?
Eles contam como foram as experiências. Seria esta a verdade?
E aconteceu da seguinte maneira:
– André escolheu Matheus Levi o coletor de impostos;
– Simão Pedro escolheu Simão o Zelote;
– João e Tiago Zebedeu escolheram os gêmeos Tiago e Judas Alfeu que eram bem “burros” nas palavras de Jasão;
– Felipe de Saidan e Bartolomeu “Urso” escolheram Tomé e Judas Iscariotes. Este último de forma estranha a ser relatada nas páginas por Jasão conforme contada pelos apóstolos.
Agora, porque não foi contado desta maneira pelos evangelistas? Muitas dúvidas ainda ficaram na minha cabeça.
Jesus escutou a todos e aceitou tudo.
E vale ressaltar que quando falaram o nome de Judas ele olhou para Jasão e deu a sua piscadinha.
Os apóstolos falaram que suas esposas estavam felizes porque entregaram em suas casas dinheiro para que não faltasse nada durante a viagem e eles não souberam dizer quem era a pessoa, só informaram que tinha sido uma pessoa com um lindo sorriso. Era um homem bem grande e gentil. Quem era?
Depois de tantas novidades, Jesus seguiu com os apóstolos para buscar os outros que faltavam e para cada um que encontrava, usou a seguinte frase: Segue-me!
Quando chegou na casa de Matheus, sua esposa não gostou nada dele abandonar seu trabalho e seguir atrás de um estranho.
Bem, vamos falar de Matheus o novo apóstolo: nascido em Nahum, rico, casado, coletor de impostos, 31 anos, 4 filhos, loiro, 1,75 de altura, sério, limpo, sociável, político habilidoso, excelente homem de negócios, adora finanças, confiável, está muito grato a Jesus por aceitá-lo no grupo.
O segundo que Jesus encontrou foi Simão o Zelote: nascido em Nahum, 28 anos, solteiro, nacionalista, materialista, pertence aos zelotes, religioso e culto. Odeia os romanos, carpinteiro e pescador, sempre armado.
Depois foram em busca dos gêmeos Tiago e Judas Alfeu.
Tiago – 26 anos, casado, nascido em Kursi, 4 filhos, amigo dos Zebedeu, pescador, certo atraso mental, ingênuo, fiel, não sabe mentir, agricultor.
Judas Alfeu – gago, casado, 2 filhos, pescador, baixa inteligência.
Jesus e os apóstolos ficam nas casas de Tiago e Judas Alfeu e ele aproveita para falar sobre a palavra do Pai e mais uma vez todos ficam confusos.
Assim todos terminam a noite e eu a leitura esperando que ainda faltam alguns apóstolos e mais aventuras estão para vir.
E pensando bem, nem cheguei na metade do livro.
Por hoje é só.
Até mais uma jornada entre Jesus, seus apóstolos e Jasão.