Como tigres na neve – Juhea Kim
Ouça o comentário.
Este livro entrou como indicação no blog. E já me encantei pela capa que é uma obra de arte e pelo título. Também me encantei pela história e pelos personagens. Além disso, o preço está excelente tanto para formato digital como físico.
Ele tem 454 páginas. Você nem percebe quando acaba. Simplesmente a história te leva e domina de maneira espetacular.
Não conhecia a autora e então fui em busca de saber um pouco sobre ela.
JUHEA KIM nasceu em Incheon, na Coreia do Sul, e se mudou para Portland, nos Estados Unidos, aos nove anos. Ela se formou na Universidade de Princeton com licenciatura em Arte e Arqueologia.
Kim já teve trabalhos publicados em importantes veículos, como Granta, Slice, Times Literary Supplement e The Independent, entre outros.
Fundadora e editora da Peaceful Dumpling, revista on-line que cobre estilo de vida sustentável e literatura ecológica. Kim recebeu bolsas de pesquisa de diferentes organizações. Entre elas está a Universidade Estadual do Arizona. Ela ministrou uma aula sobre ficção ecológica na universidade em 2020.
“Como tigres na neve” é seu aclamado romance de estreia. O livro foi escolhido como o melhor de 2021 por diversas publicações, entre elas Ms. Magazine, Real Simple e Harper’s Bazaar. Parte dos lucros com o livro será doada para a Phoenix Fund. Esta é uma organização sem fins lucrativos. Ela trabalha pela preservação de tigres siberianos e leopardos de Amur. A organização está sediada em Vladivostok, na Rússia.
Então, vamos ao comentário.
A história acontece durante o período do movimento de independência coreana, assim como a Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Os personagens são bem construídos, conectados e cada um com seu destino muito bem alinhado com todo o contexto.
Tudo começa com Jade, uma garotinha de apenas 10 anos. Ela foi vendida a uma mulher para ser treinada. Ela seria futuramente uma grande cortesã.
Naquela época a vida estava difícil. Muitos coreanos, dominados pelos japoneses, não tinham o que comer. A solução, na maioria das vezes, era entregar a filha a este destino.
Uma vez entregue, a filha nunca mais poderia retornar a sua família o que seria uma vergonha.
O que é interessante no livro é que a escritora explica muito bem todas as expressões usadas. Ela também explica as tradições e costumes do seu povo. Além disso, informa períodos históricos e sua importância.
Jade vai contando como foi ser treinada pela cortesã. A história segue até que ela foi para Seul. Ela foi juntamente com outras duas garotas, Luna e Lotus, para viver com Daniela.
Lá a vida de cada uma começa a mudar.
Outros personagens são intercalados também como os militares, os comunistas, os amigos que Jade faz e o seu grande amor.
Jade torna-se uma cortesã e uma atriz e ganha muito dinheiro, porém a vida não será nada fácil.
Guerra, brigas, humilhações, escassez de comida, mortes, doenças e segredos acompanharão esta mulher. Por onde passa, ela atrai olhares e atenções de homens. Porém, seu coração já tem dono.
JungHo será o grande amigo de Jade. Ele também será um dos personagens mais icônicos e sensacionais da história. Ele terá um grande crescimento e amadurecimento. Participará do movimento de independência da Coreia e terá um final trágico. Porém, amará incondicionalmente sua grande amiga.
Infelizmente ele sofrerá a traição do seu grande amigo.
Lotus passará por grandes provações e vícios. Ela abandonará Jade. Isso nos fará lembrar que a amizade não era verdadeira. O final de Lotus será longe de sua grande amiga.
Daniela será fundamental para a formação de Jade e deixará grande fortuna e ensinamento a ela.
Luna sofrerá muito porém encontrará no amor uma segunda chance e na maternidade o amor de redenção. Viverá com a irmã e esquecerá Jade.
HanChol é o grande amor de Jade, aquele que ela ajudou quando era pobre. Pagou seus estudos, livros e quando achou que se casariam, houve uma dispensa.
De grandes amigos, e amantes e a sua grande decepção. Ele ficou rico, construiu uma nova família e deixou Jade sem esperança.
Um livro que vai mostrando as facetas do ser humano. Ele viaja entre perdão, amizades desconstruídas e traições.
O final é triste e espetacular ao mesmo tempo.
Uma menina se torna uma moça. Ela se torna uma atriz de sucesso, contudo seus dias terminarão de uma maneira triste.
Onde estará a felicidade? Valeu a pena todo o sacrifício?
E os tigres onde entram na história? Só lendo para entender e posso adiantar: é espetacular.
Maravilhoso, bem escrito e concluído com objetividade. Personagens intensos e quase reais que mostram a vida como ela é. Eles terminam da maneira como o enredo conduziu e foi simplesmente brilhante.
Enfim, a dica de hoje foi essa e espero que vocês tenham gostado.
Compartilhem com os amigos, curtam o comentário e sigam o blog.
Até o próximo comentário.