BiografiaCrime

Depois de Auschwitz – Eva Schloss

Há tempos baixei este livro e fiquei esperando o momento para ler e resolvi entrar mais uma vez num mundo dolorido para tantas pessoas e para a nossa história.

Mais um relato emocionante contado por Eva que aos 15 anos no dia de seu aniversário, numa bela manhã, ela, seus pais e seu querido irmão saem fugidos de sua casa devido a invasão dos alemães na cidade que moravam.

Durante as páginas seguintes, Eva nos relatará dolorosas passagens de como eles se esconderam, como fugiram para outras cidades e como chegaram a Auschwitz.

Neste meio tempo ainda tiveram que se preocupar em deixar seus avós em locais seguros antes que fosse tarde demais.

Veremos a amizade mesmo que de longe num primeiro momento com Anne Frank. Elas estudavam na mesma escola antes da invasão dos alemães.

Já em Auschwitz as coisas ficam bem mais complicadas onde ela fica com sua mãe, sendo separada de seu irmão e seu pai e muitas atrocidades acontecem, mas diante de tantos problemas elas sobrevivem realizando trabalhos em locais, pelos menos naquele momento, privilegiados.

Seu pai e seu irmão são mortos, só restando Eva e sua mãe.

Só que naquele mundo paralelo por assim dizer, em alguns momentos são separadas e depois de certo tempo já imaginando o pior, se reencontram e a felicidade, se é que existe povoa um pouco seus corações.

Após longos anos, a guerra termina contudo deixa marcas para o resto de suas vidas em suas almas.

E agora o que seriam delas? Retornariam para casa? Existiria casa? E seus avós?

Tudo é relatado por Eva, inclusive a amizade e o casamento de sua mãe com o pai de Anne Frank e o sucesso do livro da sua meia-irmã.

Eva também fala da participação de sua mãe em tudo que foi criado após a divulgação do livro de Anne Frank e como o legado dela continua até os dias de hoje.

Uma menina que entrou na guerra e saiu uma mulher amargurada e marcada com muitos problemas que tenta sobreviver, criar uma carreira e uma vida, incluindo família e filhos.

Um lindo relato, emocionante com fotos no final incluindo como está Eva nos dias atuais depois de tantos anos e como a luta continua porque a perseguição pelos judeus pode até ter acabado, mas para outras situações ainda permanece e Eva, através de suas palestras e livros quer pelo menos contribuir para mudar um pouco o mundo.

Preço muito bom para livro digital e físico com capa que tem a ver com o cenário em que viveu contendo 324 páginas de mais um relato por outra visão de uma das maiores vergonhas do mundo.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo comentário.

Podcast Depois de Auschwitz

Descontos especiais para você.

https://acesse.vc/v2/221effc69d9