ContosDramaFicção

Diário de um louco – Nikolai Gogol

Nunca tinha lido um livro do autor e me aventurei neste conto de capa que assusta, contudo o conteúdo é fantástico.

Falando sobre o autor, ele nasceu no dia 01/04/1809 e morreu em 04/03/1852 e foi um dramaturgo e novelista russo de etnia ucraniana.

Seus trabalhos tiveram ampla influência pela cultura ucraniana, porém escreveu em russo e sua obra pertence à literatura tradicional russa.

Escreveu várias obras de grande sucesso, sendo considerado uma das figuras proeminentes da escola naturalista do realismo russo, com fortes elementos do surrealismo do grotesco em sua obra.

Suas críticas à corrupção e à burocracia russa o levaram ao exílio na Alemanha e Suíça nos períodos de 1836 a 1848.

Até a sua morte em 1852, Gogol foi celebrado como o maior mestre da prosa da língua russa.

Depois disto, este conto tem apenas 36 páginas onde um funcionário público conta seus dias no trabalho onde ele aponta os lápis para seu chefe e faz alguns outros serviços, além de ter uma obsessão pela filha deste chefe.

O diário mostra como ele oscila entre realidade e loucura, inclusive mostrando diálogos entre duas cachorrinhas que o levam do amor ao ódio.

O realismo do conto entrega um homem perturbado que imagina ser o Rei da Espanha e com isso sua internação chega com requintes de crueldade quando ele encerra o diário contando como eles o acalmam.

É triste, comovente e real ao mesmo tempo. O desprezo que as pessoas demonstravam por ele trouxe bem o que o ser humano é capaz de exibir por estas pessoas doentes.

Valeu a pena ler e perceber o quanto a saúde mental afeta a vida de um homem que era inteligente, porém fugiu da sua realidade e entrou num mundo completamente diferente e claro, no hospício seus dias seriam contados, até finalmente a sua morte.

Preço muito bom para livro digital.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo comentário.

Podcast Diário de um louco
Verified by MonsterInsights