Leitura Grátis: PDF da Editora Unicamp sobre Bioantropologia
Ouça o comentário.
A Editora Unicamp disponibilizou alguns títulos em formato PDF para leitura. Achei isso sensacional e fui em busca de algum que me agradasse.
Achei este que pareceu apropriado para uma leitura diferente. E foi.
O escolhido foi “Um esqueleto incomoda muita gente… de autoria de Walter A. Neves. “
Com mais de 100 páginas, há momentos de leitura fácil. Outros trechos incluem termos técnicos que me deixaram confusa e em dúvida. Porém consegui ler e terminar com uma sensação boa. Aprendi um pouco e desejei assim, compartilhar.
Walter conta que a especialidade que estuda a evolução e a diversidade humana é denominada bioantropologia. Ela analisa caracteres biológicos. Também conhecida como antropologia física.
Os especialistas nestas áreas podem trabalhar tanto com remanescentes ósseos humanos, como com humanos atuais. Ele comenta também que tem poucos no mercado e é uma profissão em escassez, infelizmente.
O trabalho do bioantropólogo especializado em esqueletos humanos não se dá num vazio. Ele faz parte de um contexto maior de conhecimento, que é a arqueologia. Eles também são conhecidos como bioarqueólogos. Existem vários tipos de arqueologia mas no livro ele se concentra na arqueologia pré-história.
Ele explica os métodos inclusive com fotos, o que foi interessantíssimo.
O livro tem nove capítulos temáticos. Alguns capítulos abordam quando o esqueleto está no laboratório. Outros falam sobre o sexo e idade, o que comeram, e o estilo de vida que levavam. Há também outras informações.
Foi bem longo estes capítulos, porém recheados de informações e exemplos.
Hoje existem três centros principais de pesquisa e formação bioantropológica no país.
O primeiro é o Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi totalmente reciclado. Os outros são a Fiocruz e o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo.
Dois centros emergentes também podem ser citados. Um é o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Outro é o Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense da Universidade Federal de Pernambuco.
Enfim, um livro interessante que vale tanto para quem é estudante ou para quem é curioso.
Para adquirir basta acessar o Instagram da Unicamp e escolher entre vários títulos.
Espero que tenham gostado da dica de hoje.
Até o próximo comentário.