Os Malogrados – M. F. Santos

Os Malogrados no Comenta Livros

Que tal começar a semana com um livro de tirar o fôlego?

Recebi esse livro da Planeta Azul nossa parceira e a principio imaginei o que seria a história, pois o título não dizia do que se tratava, só a capa que seria século passado.

Pois bem,  fui em busca do que significa e descobri que é  malsucedido e lógico depende do contexto da história, como não tinha lido, peguei esse significado e entrei na escrita.

Me surpreendi. É simplesmente sensacional, você lê e nem percebe suas 329 páginas.

Como divulguei dias antes, nosso escritor deu uma entrevista no Painel Literário (link no final do comentário) e fala um pouco da sua trajetória e como elaborou esse livro. Foi muita pesquisa e 1 ano até que estivesse concluído.

Assista lá e se encante com sua voz calma e muitos ensinamentos.

O livro fala de amor e casamentos arranjados numa época onde a mulher era submissa ao homem, vivendo para a casa,  filhos e marido. Calma, tem mais assunto.

Tem também um período triste de nossa história que é a Inquisição, a interferência da França, Iluminismo, uma rainha alheia a tudo que está acontecendo, príncipe, quilombo, muita coisa que ensina.

Acompanharemos a vida de Marta, seus pais e sua tia Constantina, uma mulher muito à frente da época. Além disso é objetiva, justa e fala a verdade com classe sem precisar de rebaixar. Nossa ficaria horas falando dela!

Aliás, os pais de Marta, meu Deus, não quero comentar.

Tudo se passa em Cádiz, com um rei, rainha e príncipe herdeiro e grande amor de Marta, Lúcio. Aliás no início ele nem queria o trono, mas depois acontecem coisas e tudo muda. Foi surpreendente o desenvolvimento desse personagem.

O rei governa do jeito que sempre imaginamos só querendo saber de riquezas e o povo sofrendo com fome, doenças entre tantas coisas.

Com tudo isso ainda temos escravos,  perseguição a cristãos-novos, preconceitos.

A trama segue desviando o caminho de Marta e Lúcio e aproximando de Bernardo, sobrinho de sua tia Constância. Um jovem médico, louco por Marta, que tem uma determinação em curar as pessoas e ama a Medicina.

Os personagens são fortes e marcantes, onde algumas mulheres começam a se manifestar por direitos iguais, mesmo que de forma silenciosa.

É muito encantador, você se envolve e torce por cada um principalmente os negros que apresentam diálogos tão fortes e reais com os seus “donos”.

Joana é a criada na casa de Marta, mas ela não a considera assim, é sua amiga, confidente e juntas tem um desenrolar muito emocionante. Depois de Constantina é a personagem que mais gostei.

Mortes, bailes fazem parte da história, além de casamentos, traições e a pior parte, mas sensacional os castigos que a Igreja aplicava naqueles que não obedecessem.

Essa parte foi detestável, mas o caminho mostrou a verdade e a justiça.

Assim é esse livro com preço ótimo para livro digital, disponível na Planeta Azul (link no final do comentário) que fará você não querer largar mais.

O final é excêntrico e tem surpresas sensacionais, não deixem de ler.

Depois comentem o que acharam não esqueçam de curtir e compartilhar.

Até o próximo comentário.

Painel Literário dia 21/05/2020 – escritor M.F. Santos

Livro Os Malogrados na Planeta Azul

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: