Por mares nunca dantes navegados – Fábio Pestana Ramos
Este livro é para quem gosta de história e quer explorar e aprender a cultura de outros países.
Está escrito numa linguagem bem didática. Nosso escritor é um professor e tem um profundo conhecimento sobre o assunto. Ele sabe como Portugal era antes e depois do descobrimento do Brasil.
O livro nos fala sobre a busca de novas terras além do Brasil. Menciona também África, Índia, China e Japão. Aborda a construção de caravelas e a vida dos marujos. Fala da vida da população de Portugal (ricos e os menos afortunados).
Além disso, fala do modo como viviam, comiam e se relacionavam.
Portugal me surpreendeu por ser ambicioso. Seus líderes faziam de tudo para conquistar. Eles passavam por lutas e massacravam marujos e pessoas.
Um dos capítulos que mais gostei foi quando falou sobre as vestimentas das virgens, casadas e viúvas,. Realmente os costumes mudaram muito para os dias de hoje.
Naquela época, você sabia que as viúvas se vestiam cobrindo quase tudo, deixando apenas o rosto e as mãos descobertas? Dessa forma não chamariam atenção de outros homens, pois estava casada com Jesus. Isso foi bem interessante.
Os capítulos mais extensos são sobre as navegações e naufrágios. Também abordam como era a vida dos marujos nas embarcações. Incluem a preparação para as viagens. Falam sobre a alimentação. Descrevem os perigos e toda a conquista.
Fala também do que eles encontraram no Brasil , África e Ásia, tornando bem interessante a leitura.
Uma parte enojada é sobre a limpeza do país e das pessoas. Meu Deus todos fedidos demais, banho nem pensar, só para os mais afortunados na época. Bem legal de ler.
Não é um livro divertido, não senti assim.
Em alguns momentos parecia que estava na escola lendo um livro para a prova. Não há diálogos e em alguns momentos fica bem monótono.
Mas, o positivo é você saber como foi a história deste país.
Adoramos e visitamos este país porque é rico na gastronomia, música e na conservação da sua essência. Vale a pena nesse sentido ler.
Tudo foi pesquisado para ter a maior veracidade possível nessas 216 páginas com uma capa simples, sem grandes atenções.
O preço para livro digital está muito bom, mas para livro físico achei um pouco salgado.
Enfim, hoje comentei sobre esta viagem que fiz do meu sofá por um passado enriquecedor.
E você já viajou neste livro? Comente aqui.
Quer saber mais do livro?
Me mande um e-mail e não esqueça de curtir o comentário e seguir o blog.
Boa leitura!