P*rra Sai Dessa, Cara – Alain Rocha

Calma não se espantem com o título, é isso mesmo. Esse livro foi oferecido para mim pelo escritor e a princípio imaginei que não seria bom, mas me enganei.
O livro é bom e bem escrito. Em alguns momentos, há palavrões. O escritor tentou orientar aqueles que iniciam sua carreira. Ele ensina como mudar de rumo da melhor forma, através de suas dicas e experiência.
Como alguns sabem, tenho mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos. Trabalho com gestores, jovens aprendizes e colaboradores. Sempre digo a eles que o dinheiro é importante. No entanto, a carreira é sua. Ninguém é mais apropriado para decidir o que é melhor seguir do que você mesmo.
Sempre deixo como dica que o importante é fazer aquilo que se gosta. Não há nada mais frustrante que acordar de manhã e detestar ir ao trabalho. Fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro é maravilhoso! Isso sim é vida!
Mas voltando ao livro, o escritor relata em capítulos um pouco da sua trajetória profissional. Entre eles está a “Comunicação”. É importante se comunicar para atingir sua meta, sempre com cautela. Caso contrário, você se torna aquele colaborador intrometido (essa é a minha dica).
Encontramos também sobre o capítulo “Dinheiro”, o quanto é importante economizar para colher os frutos depois. Isso é verdade, as vezes a balada pode esperar um pouco. Em especial gostei desse capítulo, porque fiz exatamente isso.
A importância de fazer bem feito seu trabalho é inegável. Isso é independente de se você gosta ou não. O comprometimento é uma competência tanto para projetos pessoais como profissionais. Inclusive ele cita como é importante o trabalho voluntário entre outras fontes de ganhar dinheiro.
A auto estima é citada também. Ela é principalmente alinhada com o saber ouvir. Saber ouvir é importante para um trabalho em equipe. O feedback deve ser dado de forma construtiva e não negativa.
Aqui falo por experiência. É importante pontuar aquilo que o colaborador faz de positivo e de negativo. Cite exemplos de situações. Assim, seu colaborador entenderá no que precisará mudar.
Outros capítulos falam sobre a importância dos professores. Há também capítulos sobre confiar em você e motivação. Um capítulo bem interessante trata das redes sociais. Vale a pena ler.
Enfim, o livro viaja por esse mundo corporativo de uma forma bem jovem. Ele mostra que essa nova geração tem tudo e não tem nada. Essa geração ainda precisa aprender muitas coisas. Eles precisam se equiparar ao nosso nível profissional e intelectual.
Nós viemos de uma geração que não tinha computador ou redes sociais. Porém, tínhamos a inteligência e vontade de trabalhar sem necessariamente passar por cima dos outros.
“Temos uma única vida”. Uma frase no livro para reflexão.
Tem 130 páginas. A capa, a princípio, não me cativou para ler. No entanto, o preço é acessível para livro digital e físico.
E aí preparado para mudar o rumo da sua vida profissional? Leia o livro e me diga o que achou. Precisa de dicas? Me pergunte que te ajudo.
Gostou do comentário? Então curte que ficarei muito feliz.
Espero que tenham gostado.
Boa leitura.