AventuraBiografiaCrimeDramaHistóriaPolítica

Relato de um náufrago – Gabriel García Márquez

Baixei este livro através da Biblion. Para quem não sabe o que é na página inicial do blog tem o link para que você baixe os livros de graça.

Gosto deste autor e este livro me surpreendeu pois trata de uma história que relata a vida de um homem que sobreviveu por 10 dias no mar até que fosse resgatado.

Aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1955 quando oito tripulantes do destroier Caldas da Marinha da Colômbia foi destruído e estes homens desapareceram com exceção de Luís Alexandre Velasco.

Luís ficou no mar do Caribe sobrevivendo a tubarões, vento, calor, frio, sede, medo e alucinações na esperança que algum barco o resgatasse.

O livro narra dias antes, durante e após o naufrágio, incluindo os tormentos que Luís passou. Foi realmente triste e sofrido demais.

A parte que ele tenta comer uma gaivota embrulha seu estômago ou a parte que ele disputa com os tubarões um peixe faz você sentir medo e muito sofrimento.

Até este dia não tinha percebido o lamentável estado em que me encontrava. Estava acabado, ferido pela água salgada e pelo sol. Sem nenhum esforço, arrancava dos braços grandes pedaços de pele, fazendo aparecer uma superfície vermelha e lisa.”

O tempo ia passando e Luís não via nenhum resgate e já estava desistindo de tudo quando foi encontrado numa ilha por alguns nativos.

Minhas forças desabaram. Desisti de todas as minhas preocupações. Pela primeira vez em 9 dias me deitei de bruços, com as costas abrasadas e expostas ao sol. Fiz isso sem piedade do meu corpo. Sabia que, se permanecesse assim, antes do anoitecer teria me asfixiado.”

Quando foi encontrado, as autoridades não deixaram falar com ninguém, caso isso acontecesse, somente com autorização.

Deveria ser desta forma pois a Colômbia passava por um regime de ditadura muito forte sob as ordens de Gustavo Rojas Pinilla e tudo que se referia ao seu governo e sobre este acidente foi conduzido desta maneira. Muitos segredos envolviam esta embarcação.

Luís após sua recuperação ganhou muito dinheiro e participou de programa de televisão, porque contou a história que os militares queriam, porém seu coração não estava em paz e depois de algum tempo resolveu contar a verdade para Gabriel (o autor) que era repórter do jornal El Espectador.

Foram vinte sessões de entrevistas de seis horas diárias contadas a Gabriel que descobriu que aquele destroier estava carregado de contrabando.

A revelação converteu-se em denúncia política e o país ficou em alvoroço onde muitos foram presos, Gabriel foi exilado, o jornal foi fechado e muitas outras coisas aconteceram.

Um livro interessante, surpreendente e bem escrito com um relato que te prende do começo ao fim.

O preço está dentro do orçamento para livro digital e físico.

A capa tem tudo a ver com o enredo e tem 144 páginas que valeram a pena ler.

E vocês já leram este livro?

Se sim, deixem sua opinião aqui para mim.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo comentário.

Podcast Relato de um náufrago
Verified by MonsterInsights