Úrsula – Maria Firmina dos Reis
A semana está acabando e não poderia encerrar de forma mais agradável.
Estou falando de “Úrsula” da Maria Firmina dos Reis que pelas minhas pesquisas é bem avaliado por quem já leu e finalmente estava com preço sensacional para livro digital que baixei para conhecer a força desta escritora.
Ele já tem versão para audiolivro que é acessível e bem caro para formato físico com várias capas onde todas retratam de alguma forma a história contada.
Antes de continuar, vamos conhecer um pouco desta escritora.
Maria Firmina dos Reis é natural de São Luiz no Maranhão nascida em 11/03/1822 e falecida na cidade de Guimarães em 11 de novembro de 1917.
Ela foi a primeira romancista negra brasileira e era filha ilegítima de pai negro.
Ela carregava todos os marcadores da desclassificação social. Foi registrada como filha de João Pedro Esteves e Leonor Felipa dos Reis.
Sua infância foi passada no isolamento em casa, tendo como amigas apenas a irmã e uma prima.
Dedicou-se ao Magistério e foi professora de primeiras letras na cidade de Guimarães entre 1847 e 1881. Em 1880, fundou uma sala mista, que escandalizou os círculos locais.
Escreveu o romance Úrsula em 1859, Gupeva (1861 e reedições), um conto abolicionista “A escrava” em 1887 e uma série de poemas que foram publicados nos jornais do Maranhão.
Participou da antologia poética Parnaso maranhense (1861) e, dez anos depois, reuniu seus poemas em “Cantos à beira-mar”.
Maria Firmina morreu cega e pobre aos 95 anos na casa de uma ex-escrava chamada Mariazinha, mãe de um de seus filhos de criação.
É a única mulher dentre os bustos da Praça do Pantheon, que homenageiam importantes escritores maranhenses, em São Luís.
Perceberam a importância desta mulher? E o mais triste é que este livro ficou esquecido por muito tempo (mais de meio século) no mundo literário sendo destaque somente há pouco tempo.
É um livro sensacional com 205 páginas e feito com muita transparência e seu objetivo era chocar a época abolicionista através de personagens que retratassem todo o sofrimento dos escravos.
A história inicia com Tancredo, um rapaz bem apessoado e rico que sai de sua casa após uma decepção com seu pai.
Já bastante cansado e longe de casa, o cavalo demonstrando cansaço, desaba no caminho e Tancredo sofre uma grande queda.
Neste caminho aparecerá um escravo chamado Túlio que após ver este homem caído resolve ajudá-lo antes que ele morresse ali sozinho e debilitado. Com este gesto nascerá uma linda amizade que será um dos focos principais do enredo.
Com dificuldades, Túlio carrega Tancredo até a fazenda onde trabalhava para que este fosse cuidado e restabelecido logo.
Na fazenda que Túlio trabalha a dona é sua patroa, uma mulher paralítica que vive apenas com sua filha que vendo a situação daquele homem e ambas resolvem ajudá-lo até que estivesse apto a seguir sua viagem.
Nesta casa teremos o destaque do livro: Úrsula que é uma jovem, doce e inocente que cuida de sua mãe, pois seu pai foi assassinado há bastante tempo.
Tancredo percebendo a dedicação diária desta donzela, logo se apaixona por ela que retribui este amor e inicia a partir daqui um romance bem a moda antiga com muito drama, emoção, descobertas e um final trágico.
Dentro da história, a escritora coloca personagens fortes que lutam contra as leis e desajustes dos senhores de engenho, contando com ricos detalhes sobre a vida dos escravos e suas perseguições.
Os personagens Túlio e Suzana com seus diálogos renderão muita emoção e reflexão.
Falando um pouquinho sobre Tancredo como já destaquei, ele é um rapaz rico que cursou a faculdade de Direito e aos poucos, saberemos o motivo de após terminar seus estudos e retornar para sua casa percebe que algo mudou.
Neste ponto o papel da mulher naquela época foi contado onde perceberemos sua submissão, já com domínio total do marido sobre seus atos e ações.
A mãe já doente é acompanhada de perto por uma mocinha chamada Adelaide que será protagonista da grande decepção de Tancredo.
Apaixonados, Tancredo e Adelaide traçam planos e firmam compromisso com o aval da mãe, porém seu pai o manda numa grande missão antes de assumir a palavra dada a Adelaide.
Triste, Tancredo aceita a missão imaginando ficar novamente longe de sua mãe e de seu primeiro amor.
Aqui já aviso que fatos te deixará com raiva e você torcerá muito por este rapaz que é contrário à escravização dos negros e também às determinações de seu pai.
Após cumprir sua missão e retornar finalmente para casa, vê que nada está como havia deixado e a decepção acontece fazendo com que após uma briga com seu pai e Adelaide deixasse tudo para trás.
Retornando a história, Tancredo assim que melhora e se declara para Úrsula, concede a liberdade a Túlio e juntos vão em outra missão para depois retornarem para o seu casamento tudo com a benção da mãe de Úrsula.
Com mais drama no enredo descobriremos sobre a decepção do primeiro amor de Tancredo quando ele conta tudo a Úrsula e destaco as suas palavras em relação a Adelaide:
“… bela como um anjo, sedutora como uma fada, maligna como um demônio, e entretanto, amada, muito amada; e o seu nome lhe queimava o coração, como se lá estivesse escrito com letras de fogo.”
Percebemos um pouco a entrega ao amor, a sinceridade e a lealdade àquela que acreditava ser seu grande amor.
Tudo é intenso no romance, inclusive com diálogos fortes entre Úrsula e Tancredo que se entregam à sinceridade para iniciarem uma linda história juntos.
Outros personagens aparecem para atrapalhar o amor de Tancredo e Úrsula.
Estou falando do tio de Úrsula, o grande vilão que terá um final surpreendente.
Esse tio nunca gostou da mãe de Úrsula e sempre atrapalhou os negócios, principalmente após a morte misteriosa de seu pai.
Um livro maravilhoso que vale a pena ler porque toda a história da escravidão, senhores de engenho e um amor impossível farão parte de um clássico do romance da literatura afro-brasileira.
Já adianto que constam palavras difíceis e um dicionário terá que ser acionado para entender o contexto.
Esta é a minha dica de hoje sobre um dos romances mais interessantes que já li, e, como é bom saber que a literatura ainda tem um mundo a ser explorado e lido!
Se apaixone, torça e conheça a vida destes personagens marcantes que se amaram e tiveram um final catastrófico que fará você chorar e refletir sobre uma época onde o poder do homem imperava, a submissão da mulher existia e a sede de vingança deixará sua marca nas páginas deste livro.
Quem já leu deixe sua opinião aqui e não esqueça de curtir, compartilhar com os amigos este post e seguir o blog.
Dicas de livros que gostariam de ver aqui é só deixar o nome que assim que possível trarei o comentário.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário e um excelente final de semana.