Encantadores de vidas – Eduardo Moreira

“Se você deseja chegar aonde ninguém chegou, deve fazer o que ninguém faz.”

 

 

Eduardo Moreira no Comenta LivrosEsse livro veio como sugestão e logo de cara a capa me disse que teria um bom relato sobre animais, exercícios através das palavras e aprendizado de Nuno Cobra e Monty Roberts.

Monty Roberts, nunca tinha ouvido falar e lendo o livro vi o quanto é importante o seu trabalho com cavalos principalmente, mas também com outros animais. Monty é conhecido como o “Encantador de Cavalos”.

Nuno Cobra todo mundo em algum momento já ouviu falar porque seu nome está ligado ao grande Ayrton Senna. Eu diria que Nuno é um “Encantador de Alma e Espírito”. Um fisiologista que recupera empresários, artistas, atletas, com exercícios, uma boa dose de meditação, respiração, alimentação, mas sem exageros e dietas.

Somando esses dois mais o escritor com sua história de vida, saiu esse livro que com o título realmente encanta a vida daqueles que tem a oportunidade de ler pelo menos uma página.

Esse livro no meu ponto de vista, serve para aquelas pessoas que precisam acreditar nelas, sair de situações de estresse, sair da zona de conforto. Um livro de auto ajuda.

Eduardo nos conta através de suas “aventuras” como foi sair dessa zona de conforto, passando por situações difíceis, fazendo escolhas as vezes certas e outras erradas, mas dando a volta por cima e acreditando na sua intuição. Aliás, isso é muito citado em alguns trechos, pois na verdade até ouvimos a opinião de outras pessoas, mas o que vale é a sua voz lá dentro e também a vontade de ser feliz.

Destaquei alguns trechos do livro, porque só assim transmitirá a verdade de tudo que li e estou comentando:

Duas histórias bem diferentes, porque um dos personagens trabalha com cavalos e o outro com gente. Mas há uma simbologia exuberante que os torna iguais. Eduardo passa de forma inequívoca essa nitidez de igualdade, sentimentos e realidade ao mesmo tempo sutil e matemática.

Primeiro Você poderá ver neste livro, por outro ângulo, o do Discípulo, o monumental trabalho de Monty Roberts, que de maneira tão singular e pura consegue mostrar ao mundo o quanto um cavalo é encantador, sutil e sensível. Com sua forma humana e diferente, ele mostra não a agressiva figura de um animal tido como terrível e violento pela sociedade.

Viu ? Isso é apenas uma parte da história de Eduardo que resolve sair de São Paulo com a família, compra um espaço no interior para morar e criar seus cavalos e bichos de estimação.

Diante disso,  vai até a Califórnia para aprender com o mestre Monty a lidar com cavalos e sai de lá lidando também com gente. Essa parte do livro é sensacional.

Por outro lado, Você poderá ver um jovem que desde muito cedo resolveu dedicar toda sua vida a fazer com que as Pessoas vissem como Elas são exuberantes e fantásticas, e como Deus as fez poderosas criaturas capazes de tudo conseguir.

Esse livro mostra que você também poderá mudar a sua vida e principalmente a respeitar os animais, usando de carinho, amor e não de violência.

Ele vai lhe permitir perceber que Você pode ser melhor e que sua vida pode mudar completamente. O mais incrível disso tudo é que Ele mostra que Você não vai depender de ninguém e que não é necessário sofrer para alcançar tudo isso de exuberante. Tudo depende exclusiva e unicamente de Você entender que Você pode.

Afinal de contas, nessa vida que levamos, e Eduardo nos mostra que “vamos devagar porque temos pressa.”

Nesse aprendizado na Califórnia, volta com uma amizade forte de Monty e disposto a colocar em prática tudo que aprendeu. Diria que não foi fácil, no meio disso tudo, acontece um acidente grave com seu pé que muda definitivamente o modo de pensar na vida.

Cirurgia, recuperação e Nuno Cobra em sua vida. Eduardo tinha procurado Nuno para colocar seu corpo em dia e saiu com uma impressão diferente de seu primeiro encontro, Nuno não trabalha só o corpo, mas a mente, o espírito.

A verdade é que o método de Nuno é incrivelmente simples e completamente lógico quando se entende a fisiologia do corpo humano. Ele se baseia em suprir as necessidades do corpo e aumentar sua capacidade continuamente ao longo do tempo.

O método de Nuno Cobra busca desenvolver as habilidades mentais, emocionais e espirituais através do corpo, numa visão do homem como um todo: integração corpo-mente-emoção-espírito.

Após o acidente, Nuno ajuda Eduardo a se recuperar para então cuidar de seus cavalos. Tudo vai girando em torno disso, Eduardo conta como chegou ao sucesso, a superação, a amizade com Nuno e Monty, o qual considera seu segundo pai.

Um livro agradável de ler, em alguns momentos, achei cansativo porque parecia que Eduardo voltava a assuntos já lidos, mas no mais foi encantador.

Tem entrevistas com Nuno e Monty, fotografias e uma viagem ao centro do “eu” de cada um.

Cada página nos encantamos mais com a vitória sobre cavalos difíceis, experiência com outros bichos e a entrega a conclusão desse livro, pois segundo Eduardo “ A verdade é que é difícil partilhar resultados sem compartilhar sonhos.”

São 272 páginas, com um final incentivador, com preço justo para livro físico e ótimo para livro digital.

Um livro para você pensar em suas atitudes, sua forma de lidar no trabalho, a cuidar da sua vida e dos animais.

Leiam e me digam o que acharam, curtam o comentário e espero que de agora em diante você consiga pelo menos encantar a sua vida.

O único verdadeiro presente que podemos dar aos outros é nosso tempo, e o único verdadeiro presente que podemos dar a nós mesmos é nossa saúde. Nuno Cobra.

Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *