Espelho Quebrado – Douglas Freitas

A história de uma mato grossense em SP.

Espelho Quebrado no Comenta Livros

Esse livro havia lido há algum tempo, mas em dezembro fui procurada pelo escritor que fez um comentário em outro livro e se apresentou. De cabeça não lembrava mais e fui correndo buscar em meus arquivos.

Encontrei e não me lembrava da história, por isso resolvi ler novamente.

O livro é narrado por Joni um rapaz de uma pequena cidade do interior de Mato Grosso que decide após o exército, largar sua família e ir em busca do sonho de ficar rico numa cidade grande, que nesse caso foi São Paulo.

Muito interessante pois foi bem na construção do metrô, alguns viadutos, então temos uma noção do quanto essa cidade cresceu e o quanto já era apressada e em certo ponto individualista.

Mas vamos nos concentrar em Joni. Como sofreu o pobrezinho, pois emprego não arrumava, já era difícil naquela época, morava em pocilgas e muitas vezes para ganhar comida  e moradia, fazia favores para os donos.

Era muito inocente e ao mesmo tempo tão ambicioso que não via que o lado negro já rondava sua alma.

Tudo é relatado de uma certa forma agradável de ler, engraçada em vários trechos e triste em outros. Joni se envolve com pessoas do mal e o final foi previsível, porém triste.

São 327 páginas de uma pessoa que só queria ser rico, ganhar muito dinheiro, para ajudar sua família, nem que para isso tivesse que fazer coisas erradas. A capa já reflete bem o pensamento dele : muito dinheiro.

Um livro que é ficção mas parece história daqueles que vem em busca de uma vida melhor na cidade grande.

Vale a pena se aventurar com Joni e aprender que o trabalho honesto é o jeito mais íntegro de ganhar dinheiro e que o dinheiro não compra tudo.

Leiam e quando comprarem o livro vocês ainda ajudarão instituições para crianças carentes, legal não é?

Espero que comentem aqui o que acharam e se conhecem alguém que se aventurou e ainda se aventura numa cidade grande. Eu conheço várias.

Boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *