Homem Livre: Ao redor do mundo sobre uma bicicleta – Danilo Perrotti Machado

“Agora vou fazer o que meu coração pede e não o que me mandam fazer”

Homem Livre no Comenta Livros

Depois de muitos anos voltei a andar de bicicleta mesmo porque onde moro posso andar sossegada. Que sensação esquisita. Eu me sentindo uma aprendiz vendo crianças em bicicletas maiores dando um show.

Nem curva consigo fazer direito, me equilibrar é difícil, mas aos poucos consigo. Meu marido é meu professor e sei que ele ri das minhas atrapalhadas. Mas fazer o que, faz parte da vida!

Tive minha primeira queda e foi bem feia. Marcas roxas horríveis, xinguei até o Papa, quase desisti, mas a vontade de perder uns quilinhos falou mais alto. Vocês devem estar perguntando se alguém viu minha queda. Não, quer dizer só meu marido e Sebastian que olhava tranquilo da janela a sua dona desengonçada.

Mas entrei nesse assunto, porque estava lendo meus e-mails e me deparei com a sugestão desse livro e imaginei o quanto corajoso é uma pessoa que larga tudo para dar a volta ao mundo em dois pneus. Realmente merece parabéns!

Três anos, três meses, três dias. Pode ser cabalístico, místico, mas assim começou a aventura de Danilo saindo de bike de Belo Horizonte no dia 08.08.08 as 08h08. Sua chegada foi em 11.11.11 as 11h11. Imaginei: vem coisa boa por aí. Por que essas datas? Leiam o livro ou acessem o site que ele te conta tudo.

E veio mesmo. Tive a sensação de ter viajado com ele, sentido fome, frio, medo, angústia, sensação de liberdade. Ele nos mostra que existem países preparados para os ciclistas e outros não.  Claro que nosso país, está na lista dos não preparados.

Danilo buscou conhecer o mundo e a si mesmo. Foram 59 países, 50 mil quilômetros. Além da aventura percebemos a cultura dos países que passou. A sensação de medo no Afeganistão foi apavorante e a receptividade na Turquia me encantaram.

Tudo começou com uma viagem de Santiago de Compostela que se estendeu até Marrakech. Ali decidiu que poderia pedalar o mundo.

Seu objetivo era conhecer os povos e as culturas do mundo, movido pelo próprio esforço físico, descobrindo ao mesmo tempo a simples essência de estar vivo.

Saindo do Brasil, vai para Europa, segue com a travessia pelo Oriente Médio e um trecho do norte da África, cruza a Ásia, Oceania, descendo as Américas e, finalmente, depois de muito pedalar, atinge a Amazônia.

Cada país uma emoção, com pouco dinheiro, mas a hospitalidade das pessoas, foi realmente sensacional. Fome, falta de banho e a procura por lugares para dormir são os ingredientes de aventura pura. Lógico que também fez muitos amigos.

Tudo movido pela sua mente, espírito e corpo em busca da sua essência compõe essa viagem.

Não consegui dizer qual pais gostei mais de saber, mas Holanda, Dinamarca, Noruega, Croácia, Itália, Chipre, Emirados Árabes, me encantaram. Cada paisagem descrita, cada estrada, temporal, sol, calor no deserto, foram a superação que falou mais alto.

Um dos momentos mais emocionantes foi a Índia, Nepal com Dalai Lama, realmente a busca pela cura da alma estavam presentes.

A narrativa está fácil de ler, você não consegue largar essas 338 páginas, com uma capa que retrata seus dias nesse mundo tão solitário.

O apoio da família e principalmente da sua mãe foi essencial para a realização do Projeto Homem Livre, “onde você percebe que é a sua própria mente que determina as situações que você vive, com muitas observações agudas sobre o existir, a forma de viver dos países ricos e pobres, o despertar de um homem com o sol, a lua e as estrelas, as maioria das vezes sozinho, diante da eminência da morte, do perigo e da dificuldade de comunicação com línguas estranhas”.

Fui muito longe com o escritor nesses dois pedais fazendo buscar dentro de mim a vontade de ter a minha alma livre e meu espírito envolvido por algo mágico, onde fazendo o bem, você recebe o bem.

Acredite nos seus sonhos, por mais bizarros que sejam, lute, conquiste, mas não esqueça de ajudar o próximo e alimentar a sua alma com sabedoria, perseverança e muito amor.

Parabéns pela coragem ao Danilo e obrigado, obrigado, obrigado.

Espero que gostem dessa aventura e me digam o que acharam, e curtam.

Obrigada pela indicação. O livro está disponível para versão digital com preço ótimo e físico.

Quer saber mais do Projeto?

Acessa o site www.homemlivre.com.br

Abaixo fotos da Croácia, Holanda, só para dar um aperitivo do que tem no site.

Boas pedaladas!

Casa Holandesa.

 

 

Croácia

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *