A Fábrica da Felicidade – Gabrielli Marina Lima
Em minhas buscas por livros com temas diferentes encontrei este com esta capa linda e um título interessante, com 389 páginas e preço excelente para livro digital.
A Fábrica da Felicidade, a princípio, demorou a fazer sentido para mim pois os personagens e o enredo não me conquistaram logo de cara.
Este livro é escrito sobre o futuro e assim imagino que retrata de uma maneira única e inteligente como será a humanidade.
Contudo, como sou persistente continuei a leitura e percebi que era algo desafiador com uma história que pode ser lido tanto por jovens como adultos porque tem mensagens interessantes no decorrer das páginas.
Me encontro no planeta chamado Adon onde as bonecas e bonecos são fabricados para serem lançados na Terra onde serão vendidos nas lojas para as crianças de todas as idades.
Em Adon existe uma hierarquia em todas as ramificações desde o Presidente até os chefes que executavam os treinamentos nos bonecos e bonecas que fariam a viagem até a Terra.
Essas bonecas são falantes e após os treinamentos são obrigadas a marcarem territórios na Terra onde existem uma série de regras a seguirem antes de retornarem à Adon. Elas são idênticas aos humanos e a principal função é ganhar a confiança da criança e em seguida manipulá-las.
As crianças simplesmente são enlouquecidas por essas bonecas ou bonecos e eles aproveitam desta particularidade.
Entre essas bonecas encontraremos Cristine que é bem diferente de todas elas.
A princípio acha tudo estranho, questiona tudo pois é portadora de uma inteligência e acha um absurdo o domínio que as bonecas devem exercer nos humanos.
Cristine vem de uma linhagem de bonecas bem avançada dotando de algumas características que a fará passar por situações constrangedoras e perigosas.
Não entendo bem, mas o pó da vida nos dá características humanas, como: fome, sono, cansaço, dor e sentimentos, tipo: raiva, medo, alegria, amor. Esse último é o mais complicado. Terá tempo para sentir todos.”
Cada boneca após dias na Terra recebe a visita do seu chefe que dará novas instruções, além de saber se houve alguma ocorrência ou dificuldade e colocá-la de novo na missão.
Aos poucos fui achando Cristine interessante, porém quando ela chega à Terra e força a criança a certas atitudes contra seus pais, não gostei.
Só que após algumas cenas senti novamente uma conexão com ela, pois seu instinto de proteção a humana falou mais alto depois de alguns acontecimentos perigosos.
É um livro diferente que mostra uma boneca que fala somente com a criança, a manipula em algumas situações, mostra a contradição dos pais na criação e educação dos filhos e faz também com que a criança tenha atitudes e comportamentos diferentes da educação recebida.
É neste ponto que fica interessante e muita coisa você extrai do contexto e entende com maior clareza a missão de cada uma.
A história tem pontos para reflexão tanto dos adultos até mesmo das crianças ou adolescentes. O que seria a felicidade? E o amor?
Cristine consegue enxergar aquilo que toda sociedade vive onde a competição, o dinheiro e outras coisas está acima do amor.
Cristine com o passar dos dias, não seguirá as regras e retornará para Adon para ser julgada, uma vez que tem alguém a sabotando e assim o seu objetivo foi comprometido.
Alguns fatos acontecem com a criança e sua família durante o período de sua missão e Cristine defendeu sua opinião até o final no julgamento e o veredito mudará seu destino que pode ser a sua incineração.
O julgamento de Cristine é tão peculiar que foi uma das passagens que mais gostei porque tem pontos sobre comportamento e atitudes que não tem como você não pensar.
Cristine terá um papel fundamental na criação de futuras bonecas e nos treinamentos recebidos e o apoio de amigos será importante na sua trajetória.
O livro tem diálogos interessantes sobre a vida e característica humana que são reais e utópicos ao mesmo tempo, além disso é descrito como são criadas as bonecas que são capítulos que enriquecem muito a leitura.
Enfim, um livro diferente e bem escrito para fazer parte da sua lista de leitura.
O final é de acordo com o enredo e algumas surpresas são reservadas para Cristine.
Esta foi a dica de hoje, espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.