Aventuras na História – Grupo Perfil
Hoje vamos comentar a revista onde o tema da capa é o golpe militar.
Sua edição é de março deste ano. Está disponível na Amazon com preço excelente para formato digital. Ela pode ser adquirida por assinatura mensal.
Como sempre, desde a capa e as fotografias que compõem, as reportagens são caprichadas e encantadoras. Cada redação prende o leitor. Elas tornam uma aula de história fácil de entender e de ler.
A matéria principal é o Golpe Militar de 64. Há amplas informações, incluindo a campanha das Diretas Já. Também aborda o primeiro Ato Institucional do domínio dos militares.
Tem também as seguintes reportagens:
1. a história do Oscar com fotos interessantes;
2. fatos marcantes em certos anos como por exemplo, a inauguração da torre Eiffel que foi em 31/03/1889.
3. a reportagem interessante sobre a obra de Caravaggio trata-se da “Adoração aos pastores”, onde o artista renascentista retratou a cena do Evangelho de Lucas. Na manjedoura, Jesus era um menino pobre, Maria sofria as dores do parto e outras sensações que na época foi motivo de descontentamento da Igreja.
Outra reportagem interessante que gostei de ler foi sobre a defesa das mulheres contra ataques de homens na virada do século 20. Elas usavam grampos nos chapéus como arma.
Uma linha do tempo foi explicada sobre a Carta Magna que tem 200 anos outorgada no começo pelo Imperador. Destaque para a quarta Constituição. Ela foi outorgada por Getúlio Vargas em 10/11/1937. Também é citada a Constituição que está em vigor atualmente.
A reportagem sobre como o botânico que foi o criador do nome Homo Sapiens batizava as espécies pensando em sexo foi no mínimo, inusitada.
Seguindo teremos um templo esquecido na Indonésia que hoje é Patrimônio Histórico e aberto à visitação. É o Templo Borobudur que ficou escondido por 972 anos. Ele foi provavelmente construído entre os anos de 750 e 842.
Restaurado, fica sempre as perguntas: por que ficou tanto tempo esquecido? Quem construiu? Quem o encontrou?
Outra reportagem foi a história de Simón Bolívar conhecido como o “Libertador”. Ele nasceu em Caracas em 24/07/1783. Bolívar teve uma trajetória na guerra contra os Espanhóis e na política da Venezuela e Bolívia.
Morreu pobre e abandonado de tuberculose em 17/12/1830 em Santa Marta na Colômbia. Na reportagem, saberemos sua importância. Ele demonstrou determinação em combater o mal e ajudar os necessitados. Isso ocorreu numa política devastadora e medíocre da época.
Agora pensando como taurina que gosta de comer, posso dizer que a reportagem sobre Culinária Brasileira e os pratos de cada região foi a que mais gostei.
Com explicações e fotos sobre: caipirinha, a coxinha, arroz doce, rapadura, mandioca, churrasco, feijoada e outras.
Entre as histórias de bebidas, há o cauim, o vinho fermentado da mandioca dos indígenas.”
Quase finalizando, a revista com 60 páginas está prestes a chegar na esquina do mundo. Isso aconteceu quando a caravela de Bartolomeu Dias contornou o Cabo da Boa Esperança em 1488.
Você sabe como isso aconteceu?
Leia a reportagem e descubra fatos interessantes sobre este navegador.
Tem ainda o Milagre dos Andes (sobre o famoso acidente de avião), o Schindler Britânico Nicholas Wintom e sua história.
No final, tem os 50 anos da Ponte Rio-Niterói, que se chama Presidente Costa e Silva. Eu nem sabia desse nome e conheci recentemente. Posso dizer que é muito bonita. Para quem não sabe, ela está localizada no Rio de Janeiro. Ela foi inaugurada pelos militares em 04/03/1974.
Enfim, uma revista que tem reportagens para todos os gostos. Você aprende de maneira fácil e prática.
A revista pode ser lida em qualquer local.
Espero que tenham gostado da dica de hoje.
Até o próximo comentário.